25 de setembro de 2026

Família autoriza e órgão de menina de 3 anos que se afogou em Dourados vai para Minas Gerais

Órgão da menina de três anos que morreu afogada na última sexta-feira (27), em Dourados, foi doado para paciente em Minas Gerais. A captação foi feita no sábado (28), no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A menina foi vítima de afogamento em piscina no dia 22 de outubro, chegou a ser reanimada por 30 minutos e ficou internada na  Pediátrica do hospital. Devido a uma piora no quadro clínico, na sexta-feira foi confirmada a morte encefálica.

A família autorizou a doação de múltiplos órgãos. A captação foi na noite de sábado e os órgãos viáveis foram encaminhados para Minas Gerais, de acordo com a compatibilidade dos receptores. Não foi divulgado informações sobre os órgãos doados ou o perfil do paciente mineiro.

Captação de órgãos

A captação só foi possível graças ao trabalho em conjunto da Equipe da UTI-Ped na manutenção do potencial doador, Comissão Intra Hospitalar de  e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HU-UFGD sob suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de CG e da Central Estadual de Transplantes (CET-MS), equipes médicas e de  do Centro Cirúrgico do HU-UFGD e Equipe captadora de Minas Gerais.

“Muito obrigado pelo esforço de todas as pessoas envolvidas. E ainda envolvidos em um luto muito difícil. É a beleza desse nosso trabalho tão complexo e dolorido, mas ainda assim muito “, agradeceu o superintendente Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick.

A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais. Devido ao número de partes do corpo que podem ser cedidas, cada doador pode salvar oito vidas ou mais. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Vestibular da UEMS ocorre neste sábado em 17 municípios de Mato Grosso do Sul

O vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)...

Geraldo Resende fez caminhada com Rosária e Evaldo

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB), prestigiou na tarde...

Boletim Coronavírus em Mundo Novo atualizado após dados do final de semana

Os números de sexta, sábado e domingo (22) apontaram...

Maior prêmio da história, Mega da Virada vai pagar R$ 540 milhões

A Mega da Virada vai pagar o maior prêmio...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares