17 de setembro de 2026

Com participação de MS, Zona de Integração do Centro-Oeste coordena esforços para desenvolvimento

Com participação de Mato Grosso do Sul, e outros estados do Brasil – Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, além da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru, a Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) realizou uma reunião plenária na manhã desta quarta-feira (25).

O governador Eduardo Riedel participou remotamente do encontro onde foi realizada a votação e transferência (temporária) da presidência ao representante do estado do Paraná, o governador Carlos Roberto Massa Júnior – o Ratinho Jr. –, que também formalizou a candidatura ao cargo.

“A integração e cooperação com países vizinhos e potenciais compradores de nossos produtos e serviços possibilita o acesso a novas estâncias governamentais fortalecendo a cooperação internacional e em consequência, o comércio exterior no Estado”, disse o governador Eduardo Riedel.

Criação

A Zona de Integração, Zicosul, teve o marco criador no início da década de 90, por iniciativa conjunta de representações governamentais regionais e representações de setores privados da Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai. Atualmente tem adesão de sete países, conta com Brasil, Peru e Uruguai, e congrega 71 regiões administrativas da América do Sul.

A iniciativa busca a coordenação de esforços para o desenvolvimento e integração da região, baseados na cooperação como caminho para o crescimento econômico, melhoria da qualidade de vida e condições de equilíbrio necessárias ao desenvolvimento sustentável, tendo como ferramentas para o fomento às atividades produtivas, industriais, comerciais, de investimentos financeiros, promoção turística e atividades culturais comuns.

O Brasil passou a fazer parte da Zicosul com a adesão de Mato Grosso do Sul, que participou ativamente da articulação internacional necessária à consolidação da conformação zona de integração, bem como da organização e estruturação dos trabalhos internos, criação das redes de cooperação, comitês de trabalho conjunto e encontros internacionais nos anos 2000.

Rota Bioceânica

A cooperação entre as regiões que conformam a Zicosul viabiliza, entre outras ações, o acesso e a definição de corredores de transporte nos modais que possibilitem o melhor acesso aos portos internacionais da região e a melhoria no escoamento de produtos das mais diversas naturezas, com espaço para consolidação do Corredor Bioceânico Rodoviário como via natural para escoamento de produtos para a região como um todo.

Para Mato Grosso do Sul, a parceria estabelecida em estância regional abre e fortalece caminhos para cooperação em temáticas comuns como infraestrutura, meio ambiente, saúde, comércio exterior, tecnologias e integração cultural, bem como fortalece os laços existentes por conta da proximidade física e características sociais e culturais muito semelhantes.

Desta reunião, além da posse do novo presidente temporário, extrai-se a proposta de trabalho apresentada pelo governador do Paraná, que define e eixos inicial de trabalho com a criação de programa de intercâmbio de estudantes, além de sistema de ciência, tecnologia e inovação e corredores bioceânicos multimodais.

Ainda nesta quarta-feira, l Conselho Consultivo da Zicosul, formado por representantes das áreas de articulação internacional, se reúne para aprovação das atividades desenvolvidas no período de 2017 a 2023, pela Província de Tucuman e apresentação das propostas de temas prioritários a serem abordados na gestão do Paraná.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Populares da Semana

Operação desarticula contrabando de cerveja e esquema de fraude fiscal em MS

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (04), pela Receita...

Reinaldo, Contar e Nelsinho lideram disputa pelo Senado em MS, aponta pesquisa

Levantamento indica cenário competitivo, com três principais nomes à...

Polícia procura assassino que matou mulher com quatro facadas após briga em festa

Regina Bispo Ramos, de 42 foi morta com quatro...

Confira a programação da 44° Festa das Nações de Guaíra

Muitos acham que a 44° Festa das Nações reúne...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

JAPORÃ: Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento local

Órgão atua em várias ações e vertentes apoiando, orientando...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 5,2 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares