25 de setembro de 2026

Com forte reação do agro, MS gerou 3 mil empregos em junho e tem estoque de trabalho recorde

O número de trabalhadores com carteira assinada em Mato Grosso do Sul aumentou consideravelmente em junho. Foram contratados formalmente mais 3.030 empregados, conforme dados da Carta de Conjuntura do Trabalho elaborada pelo setor de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nas informações divulgadas pelo Caged-MTE (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego).

com 714 novos empregos e a Indústria, 445. No setor de Serviços, os subsetores que mais se destacaram foram Transportes, armazenagem e correio (425), Alojamento e alimentação (275), Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (346).

Em nível nacional foram gerados 157.198 empregos no mês passado, uma variação positiva de 0,36%. No ano, Mato Grosso do Sul já acumula um saldo de 24.872 novos empregos, é a quarta maior variação positiva: 4,17%, atrás apenas de Roraima (4,21%) e os outros dois Estados do Centro-Oeste (GO 4,25% e MT 4,81%). A variação positiva do Estado em junho foi de 0,49%, portanto acima da média nacional.

Com relação à distribuição regional dos empregos, o empreendimento da Suzano continua exercendo forte influência na atração de trabalhadores a Ribas do Rio Pardo, que ficou na segunda colocação com 3.799 novas vagas preenchidas em junho (Campo Grande liderou com 5.106 vagas). Em terceiro lugar vem Três Lagoas (1.420), depois Dourados (1.186), Corumbá (956), Chapadão do Sul (768), Naviraí (734), Rio Brilhante (684), Água Clara (647) e Nova Alvorada do Sul (626).

“Tem um dado interessante que não aparece nos relatórios: o nosso estoque de trabalhadores formais no Estado, a quantidade de pessoas que estão no mercado de trabalho formal, hoje, é a maior da série histórica. São mais de 765 mil pessoas empregadas. Tivemos um forte posicionamento pela Construção Civil, fruto de grandes obras relativas a investimentos públicos e privados que estão ocorrendo no Estado, destacando-se o município de Ribas do Rio Pardo, que teve a maior variação positiva de estoques de trabalhadores no ano e nos últimos 12 meses”, avaliou o secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Gouveia.

Para acessar o Indicador de Conjuntura do Estoque de Trabalhadores clique AQUI

João Prestes, Semadesc
Foto: Divulgação/Semadesc

Populares da Semana

André diz que pode concorrer à prefeitura de Campo Grande com apoio do PL e União Brasil

O ex-governador André Puccinelli (MDB), 75, anunciou que é pré-candidato à...

JAPORÃ: Administração conquista mais 46 vagas de empregos para população

-Prefeitura inicia 2026 fazendo articulações e garantindo inserção de...

Quarta-feira de tempo parcialmente nublado em MS

A quarta-feira (17.7) em Mato Grosso do Sul será...

Investimentos do Governo do Estado em Itaquiraí somam mais de R$ 82 milhões

Nos últimos 8 anos os investimentos do Governo do...

Superpostes da Avenida Brasil são reativados e reforçam iluminação pública em Eldorado

A Prefeitura de Eldorado realizou a reativação dos superpostes...

Curso de Eletricidade Industrial forma 19 alunos em Guaíra

Eletricidade Industrial exige conhecimento técnico, prática, atenção à segurança...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Artigos Relacionados

Categorias Populares