27 de agosto de 2026

Senador Nelsinho Trad fortalece parceria entre Brasil e Suíça

Parlamentar recebe delegação de autoridades do país europeu nesta semana

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça e chefe da representação do Brasil no Mercosul, vai receber na quarta-feira (5), no Senado Federal, uma delegação suíça composta por parlamentares de destaque. O vice-presidente das Comissões dos Negócios Estrangeiros do Conselho Nacional do Parlamento Suíço, Hans Peter Portmann, e o vice-presidente das Comissões de Negócios Estrangeiros do Conselho dos Estados do Parlamento Suíço, Marco Chiesa, estarão presentes no encontro. Chiesa também é presidente do Partido Popular, o mais forte do país.

Como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, o senador Nelsinho Trad tem sido fundamental para o estreitamento das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países e como embaixador de Mato Grosso do Sul para as nações aos interesses dos sul-mato-grossenses. “Estado de MS tem papel significativo no comércio com a Suíça: exportou cerca de US$ 18,2 milhões em 2022, principalmente carnes desossadas e álcool etílico. Números que refletem a importância da parceria entre os nossos países e a contribuição do meu Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento dessa parceria e da economia brasileira”.

Em maio deste ano, o senador Nelsinho Trad recebeu outra delegação suíça, chefiada pelo presidente do Parlamento do país, Martin Candinas, para diálogo sobre a concretização do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). “Na substância, ele foi concluído, mas há pendências que precisam ser esclarecidas. Os parlamentares suíços sinalizaram na época que pretendem fazer isso rapidamente, em paralelo ou antes do acordo da União Europeia”, explicou o senador Nelsinho Trad.

A reunião da próxima quarta-feira vai abordar novamente esse acordo. Assinado em 2019, ele depende de encaminhamentos entre os dois países. O EFTA é integrado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Outro tema a ser debatido é a sustentabilidade e a proteção ambiental, com foco especial na Amazônia. “Assuntos que refletem a importância do diálogo e da cooperação entre Brasil e Suíça para enfrentar os desafios globais”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Assessoria de Imprensa do senador Nelsinho Trad

Populares da Semana

Prazo para pagar licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 termina hoje

Donos de veículos com placas finais 7 e 8...

Mato Grosso do Sul poderá pagar salários para estudantes não abandonarem as aulas: entenda o projeto

Em Mato Grosso do Sul, acadêmicos poderão receber salário...

Rússia realiza maior ataque em um mês contra a Ucrânia

A Rússia lançou o maior ataque de drones e mísseis em...

Celebração Semana das Crianças acontece nos centros de Educação Infantil e escolas municipais

#Semcos #educação Escolas municipais também estão com atividades Nesta semana está...

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

Após uma série de medidas de cortes de despesas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares