9 de novembro de 2025

Decisão da Aneel pode reduzir R$ 83,9 milhões na conta de luz de consumidores de MS

Em outubro do ano passado, a Aneel autorizou empresas a contratar emergencialmente 17 usinas durante crise elétrica enfrentada pelo País pela falta de chuvas. O prazo para ativação era 1° de maio, no entanto, 16 usinas não cumpriram o prazo, quatro delas da Âmbar Energia.

No edital, constava termo que proibia a substituição das novas usinas contratadas por marcas antigas, como é o caso da Mário Covas. A medida foi tomada para incentivar a contratação de empresas com atuação recente e estimular a oferta de termelétricas no País.

Como os prazos estabelecidos não foram cumpridos e a transferência de serviço foi revogada,  Âmbar Energia pode ter de devolver parte dos valores recebidos pela geração de energia feita pela Mário Covas.

Vitória importante para consumidor

“Estamos tratando desse assunto desde a primeira movimentação e agora tivemos uma importante vitória. A demanda do consumidor é sempre sobre o preço da energia. E queremos levar isso para todos os conselhos de consumidores”, diz a presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da  MS), Rosimeire Costa.

Em evento que acontece nesta quinta-feira (27) em Campo Grande, Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores, defendeu que termelétricas que não cumprem contratos devem ser excluídas do fornecimento. “Devem ser implantadas medidas emergenciais e imediatas para conter retrocessos. Defendemos um rigor maior no uso das térmicas e a consequente redução na conta de todos os consumidores”, disse.

Barata defende ainda que o Estado arque com subsídios da tarifa de energia elétrica, quando necessária, e não o consumidor. “Palavras não são suficientes, precisamos de ações. Precisamos de coerência e um processo de reforma tributária real do setor eletrico”, finalizou.

Conselho de Consumidores

Campo Grande recebe entre os dias 27 e 28 de outubro, o 2º Encontro dos Conselhos de Consumidores do Centro-Oeste. O tema do encontro são os 3Ds da Energia Elétrica – Descarbonização, Digitalização e Descentralização.

Entre as autoridades confirmadas estão o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, e Luiz Eduardo Barata Ribeiro, da Frente Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Prefeitura de Dourados publica decreto com adequações ao lockdown

A prefeitura de Dourados alterou algumas medidas do decreto...

Reinaldo deve decretar estado de calamidade em MS ainda nesta 5ª feira

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve decretar, ainda hoje,...

Parceria público-privada viabiliza novos uniformes para o Projeto Escolinha Pública Municipal

Acompanhada do Gerente de Esportes e Lazer do município,...

Riedel avalia três nomes para assumir Casa Civil

Com retorno ao Brasil previsto para a próxima semana,...

Geraldo Resende destina R$ 1,5 milhão para modernizar o Asilo São João Bosco

"Recursos garantidos pelo deputado federal serão usados em obras...

Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve neste sábado...

Grupo Onça Pintada atende em Sete Quedas, Tacuru e Iguatemi

Nesta sexta e sábado o Grupo Onça Pintada voltou...

Israel devolve restos mortais de 15 palestinos

Autoridades hospitalares em Gaza afirmam ter recebido, neste sábado,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares