19 de outubro de 2026

Violência: MS foi segundo estado que mais registrou medidas protetivas na pandemia

Avaliação sobre a aplicação das medidas protetivas de urgência no Brasil foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e trouxe Mato Grosso do Sul como o segundo estado com o maior registro, a cada 100 mil . O estudo foi feito entre janeiro de 2020 e maio de 2022.

A avaliação foi feita em parceria entre CNJ, Instituto Avon e o Consórcio Lei Maria da Penha. Entre o período analisado, foram registrados 572.159 medidas protetivas de urgência no país, das quais 25.380 em Mato Grosso do Sul. Em números gerais, o estado por meio do  (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aparece em 7º lugar.

Em primeiro e segundo lugar estão Rio de Janeiro e Paraná, com mais de 89 mil registros cada. Já no equivalente a registros a cada 100 mil mulheres, MS fica em segundo lugar, com 1.793 registros, atrás apenas do Distrito Federal com 2.243.

Foi constatado ainda que a medida protetiva que proíba a aproximação do agressor da vítima ou familiares e testemunhas é prevalente na maioria dos tribunais, bem como em Mato Grosso do Sul. Pelo TJMS, 98,37% dos pedidos de medida protetiva de urgência foram deferidos.

A análise geral dos dados aponta que o perfil das vítimas compreende mulheres de maioria entre 20 e 29 anos, seguido de mulheres entre 30 a 39 anos. Já nos agressores, de maioria homens, estão aqueles entre 30 e 39 anos, seguidos dos de 20 a 29 anos. O estudo comprovou que 84,4% dos agressores são do sexo masculino. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Vacinação Contra a Raiva começou e nesta quarta chega ao Universitário

A Vacinação Contra a Raiva foi iniciada nesta terça-feira...

Militar sofre traumatismo craniano após ultrapassagem na Manoel Vieira de Souza

Um motociclista, sargento do Exército de 23 anos, sofreu...

Riedel participa de solenidadede de outorga da Medalha Patrono Penitenciário Senador Ramez Tebet

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP),...

Mutirão em MS oferece 99% de desconto para 1,2 milhão de endividados

Em meio ao avanço da inadimplência, Mato Grosso do...

Eduardo Riedel participa do ‘XIX Encontro Nacional de Controle Interno’ no Bioparque nesta quarta

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares