6 de agosto de 2026

PIX só poderá ser usado em doações de campanha se a chave for o CPF, diz TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que pessoas físicas só poderão fazer doações de campanha com o PIX, desde que a chave seja o número do CPF. O objetivo é assegurar a identificação da origem dos recursos. A medida é fruto de um pedido de reconsideração feito pelo diretório nacional do PSD (Partido Social Democrático).

A agremiação perguntou se seria possível fazer doações via PIX, motivo pelo qual os ministros responderam que sim, desde que a chave fosse o CPF.

A legenda, então, argumentou que todas as operações realizadas no sistema de pagamento poderiam ser rastreadas e solicitou que o Plenário autorizasse o recebimento de transferências feitas por meio de qualquer chave escolhida pelo titular da conta.

Ao examinar os aspectos técnicos que envolvem a operação, o presidente do TSE destacou que o processo eleitoral brasileiro deve ser integralmente regido pelo princípio da transparência.

Embora todas as transações possam ser rastreadas e identificadas, seria necessário aguardar entre 15 e 45 dias para confirmar a identidade da doadora ou do doador que não utilize o CPF como chave PIX. Fonte: MidiaMax

Populares da Semana

Luto na música: João Carreiro completou agenda de shows para se dedicar à saúde em janeiro

Cerca de 80 pessoas se despedem de João Carreiro,...

Filhote de jaguatirica morre atropelado na MS-040

Uma jaguatirica foi encontrada morta na manhã de sábado...

Operação com foco em plantações destrói 3 mil toneladas de drogas

A terceira fase da Operação Nova Aliança, realizada entre...

Garimpeiros ilegais estão sendo retirados de terras indígenas em Roraima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (7),...

PF indicia 16 funcionários e ex-funcionários por acidente da Voepass

A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (6), 16 funcionários...

Gaeco mira alvo em Ponta Porã em operação contra organização voltada ao tráfico de drogas

Ponta Porã está entre as cinco cidades-alvo da Operação Véu...

Gestão do prefeito Vitor Malaquias tem aprovação de mais de 80% da população

Administração de Japorã foi avaliada exclusivamente por moradores do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares