16 de junho de 2026

153 atendimentos são realizados pelo Odontomóvel em Guaíra

O Município e Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado um trabalho de referência em vários setores da saúde, o que inclui a área da Odontologia. O Centro de Odontologia de Guaíra, tem um espaço físico próprio e também mantém profissionas de odontologia ema lgumas Unidades de Saúde de Família. Além disso, tudo, a equipe de odontologia conta ainda com o, Odontomóvel, um veículo equipado como uma clínica odontológica que pode oferecer atendimentos de forma itinerante.
Nesta semana, o Odontomóvel, realizou atendimento, na Escola Municipal Rita Ana de Cassia, no bairro Vila Eletrosul.
O bairro da escola não possui consultório odontológico na sua Unidade de Saúde da família, desta forma, para suprir a necessidade da população. Por isso, o atendimento está tem sido realizado na escola, para as crianças e adolescentes.
Para que as crianças e adolescentes possam aproveitar a oportunidade, foi enviado aos pais/ responsável, uma autorização para realizar procedimentos curativos e preventivos.
O projeto pretende atender todos os alunos das Escolas Municipais. Para que isso seja possível, será elaborado uma agenda semanal para que toda semana tenha atendimento em uma local diferente. Ao todo já foram realizados 153 procedimentos nos alunos da Escola Municipal Rita Ana de Cassia.
No Odontomóvel, são realizados, pelo profissional odontológico, os seguintes procedimentos: identificação e remoção de cáries, higienização, aplicação de flúor, educação e orientação sobre os cuidados necessários com a dentição.
O Projeto só é possível graças à técnica odontológica de mínima intervenção, denominada de Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esse método não se faz necessário o uso de anestésicos ou instrumentos de maior complexidade, como a temida broca, o que facilita o trabalho dos dentistas nas ações do projeto.
Ainda, as atividades de Bochecho fluoretado retornaram nas Escolas Municipais Ana Maria Roggia, Rita Ana de Cássia, Amélia Flores e Aurélia Benck, e começará na Almirante Tamandaré.
O bochecho é uma atividade realizada semanalmente e apresenta grande importância na redução da cárie na infância e adolescência. Estudos recentes indicam que a ação do flúor é bastante ampla, desempenhando um papel importante na prevenção e controle da doença, o que reduz a necessidade de tratamento odontológico e mantém os dentes saudáveis.
O Secretário de Saúde, ressalta que os profissionais de odontologia, das Unidades Básicas de Saúde, estão desenvolvendo, com as escolas, o cronograma das ações. Conforme a disponibilidade dos dentistas e dos horários nas escolas, serão definidas atividades que abrangerão todos os alunos.
DICSI – Texto: Camille Vitória/Foto: assessoria SMS/Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Governo de Naviraí confirma reposição salarial de 13,64% aos servidores

O Governo de Naviraí está confirmando a concessão de...

Motorista que causou acidente com morte de duas adolescentes bebeu mais de 9 garrafas de cerveja

O motorista que causou o acidente na BR-158, próximo...

Pix: novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento

Depois da fase de operação restrita, o Pix, sistema...

Tereza Cristina também critica questões do Enem que teriam ‘vilanizado’ o agronegócio

A senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina, do PP, na mesma...

Medicamentos para emagrecer são encontrados escondidos dentro do estepe em rodovia de MS

Uma carga de medicamentos para emagrecimento, de venda proibida...

Artigos Relacionados

Categorias Populares