Guaíra participa de lançamento do edital da Nova Ferroeste

Na última terça-feira (21), o Município de Guaíra foi representado no evento de lançamento do edital de leilão da Nova Ferroeste, apresentado pelo Governo do Paraná, em Curitiba/PR.
Esta é uma das maiores obras que irá contemplar o Paraná e o Mato Grosso do Sul, para interligar Maracaju/MS ao Porto de Paranaguá/PR, com um ramal também a Santa Catarina. A obra também passa pelo Município de Guaíra. Ao todo, 67 municípios são impactados com a nova ferrovia.
No edital lançado, a contraprestação mínima, conhecido como lance inicial, é de R$ 110 milhões. Este valor será revertido integralmente para a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., administradora do atual trecho em operação.
Conforme a AEN — Agência Estadual de Notícias, a partir da divulgação do documento há um intervalo para receber contribuições da sociedade, o que vai até 15 de julho. A publicação oficial do projeto só acontecerá com a emissão da Licença Prévia Ambiental, prevista para o segundo semestre. É o que permite o pregão na Bolsa de Valores (B3). A previsão é que a concorrência para a iniciativa privada ocorra ainda no segundo semestre deste ano. O acordo é válido por 99 anos.
Guaíra foi sede de uma das audiências públicas que tratou do assunto, e envolveu mais 5 cidades: Terra Roxa, Nova Santa Rosa, do Paraná e Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo do Mato Grosso do Sul.
Diversas autoridades do Paraná, além de outras lideranças políticas e empresariais participaram do evento.
Por: DICSI – Texto: Camille Vitória/Foto: Assessoria GAB /Revisão: Cíntia Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here