6 de agosto de 2026

Prefeitura de Naviraí adere ao programa Cidade Empreendedora oferecido pelo Sebrae/MS

Pela primeira vez, o município de Naviraí irá participar do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal foi firmada nesta segunda-feira (09/05), durante uma cerimônia, realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Guedes, assinou o contrato para o início das ações do programa e ressaltou que a iniciativa vem como uma ferramenta importante para alavancar o desenvolvimento do município e fortalecer o comércio local. “Acredito que essa parceria com o Sebrae/MS irá fazer com que o pequeno e médio empresário possam evoluir, além de conseguirmos dar uma atenção especial aos produtores da agricultura familiar. Temos uma grande expectativa, porque o desenvolvimento vai chegar até aqui e com o Cidade Empreendedora estaremos preparados para ele”, pontuou o gerente.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as entidades do Sistema S e setor produtivo. “Cada vez mais, o Sebrae tem avançado com trabalhos nos municípios, fazendo a diferença para a retomada da nossa economia. Essa atuação com as pequenas e médias empresas é feita em parceria com o Sistema S, que compõe a base, inclusive, do nosso Conselho do Sebrae. Hoje, temos agentes em todo o Estado dando suporte para as pequenas empresas e a grande maioria desse apoio é oferecida de forma gratuita ou em parceria com as prefeituras, como é o caso do programa Cidade Empreendedora”, destacou Longen.

Com a adesão ao programa, Naviraí passa a compor o terceiro ciclo do Cidade Empreendedora e será acompanhada pelo Sebrae/MS durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo. Outros dez municípios também fazem parte deste ciclo, por isso, durante a cerimônia de assinatura de contrato, estiveram presentes representantes de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

“Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cidade Empreendedora estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação da Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora. Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e a Gerente de Administração Gisalda Moralles Balta, também participaram da solenidade.

Próximos passos
Em Naviraí, a execução do Cidade Empreendedora já começa amanhã (10/05). O programa “Sebrae na sua empresa” é o primeiro passo da iniciativa na cidade, quando agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais. A abordagem porta a porta vem para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Com a ação, vai ser possível mapear como estão os empreendimentos do município e ajudá-los a melhorar os negócios.

Já entre os dias 23 e 26 de maio será realizada no município a pesquisa socioeconômica. O levantamento tem o objetivo de identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido para o município pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura Municipal.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas acessando o link https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/cidade-empreendedora-navirai/ ou por meio do número 0800 570 0800.
***Com informações da Agência Sebrae/ Natalie Malulei

Populares da Semana

Pessoas que tiveram Covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) observaram que a...

Contrabandista morto em acidente com ônibus dirigia acima de 150 km/h em Campo Grande

O contrabandista, Jean Garcia, de 21 anos, morto na...

Comunidade indígena denuncia merenda contaminada por agrotóxicos

Sintomas de intoxicação como dor de barriga, febre, cansaço,...

“Enfrentar crime organizado precisa de grande rede de inteligência”, alerta secretário

No comando da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça...

PF indicia 16 funcionários e ex-funcionários por acidente da Voepass

A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (6), 16 funcionários...

Gaeco mira alvo em Ponta Porã em operação contra organização voltada ao tráfico de drogas

Ponta Porã está entre as cinco cidades-alvo da Operação Véu...

Gestão do prefeito Vitor Malaquias tem aprovação de mais de 80% da população

Administração de Japorã foi avaliada exclusivamente por moradores do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares