9 de agosto de 2026

Frente fria se afasta e semana terá predomínio de sol e tempo seco em MS

A frente fria que trouxe chuva e provocou leve queda nas temperaturas se afasta de Mato Grosso do Sul e a semana deve ter predomínio de sol e tempo seco no Estado.

Segundo o Climatempo, os dias serão típicos de outono, com a presença do sol, ar mais seco e temperaturas mais amenas.

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do aumento da temperatura, a umidade relativa do ar pode chegar a níveis considerados estado de atenção, com 20% de umidade durante a semana.

O nível de umidade tende a ficar mais baixo durante a tarde, sendo indicado redobrar os cuidados com a hidratação no período.

Até o meio da semana, os dias devem amanhecer com temperaturas um pouco mais baixas, que sobem ao longo do dia.

Em Campo Grande, para esta segunda, a previsão é de mínima de 16°C e máxima de 29°C. Já na terça, temperaturas oscilam entre 17°C e 31°C.

Na quarta-feira (20), o sol aparece com força e a máxima pode chegar a 36°C no Estado. A mínima prevista é de 17°C.

Para todos os dias, até quinta-feira, a previsão é de céu com poucas nuvens.

No interior, o calorão deve ser maior.

Na região do Pantanal, Corumbá pode registrar a máxima de 37°C ao longo da semana, com mínima de 18°C.

Coxim, na região norte, também terá máxima de 37°C, mas com mínima de 16°C durante o amanhecer.

Em ambos os municípios, não há previsão de chuvas e o sol aparece entre poucas nuvens.

Já em Dourados, os dias devem ser parcialmente nublados e a temperaturas não passam de 33°C, com umidade mínima de 30%.

Chuvas estão previstas em áreas isoladas, especialmente nos municípios da região centro-sul.

Chuvas

Mesmo sem previsão de grande acumulado de chuva para os próximos dias, Campo Grande já superou o índice de chuvas esperado para todo o mês de abril. 

Até a última quarta-feira (13), o acumulado já somava 109,2 mm, o que corresponde 7,8 mm a mais do previsto para o período.

O acumulado esperado para o mês de abril de 2022 em Campo Grande era de 110,5 milímetros. 

Na última semana, as chuvas foram intensas na Capital e no interior, com registro de diversos pontos de alagamento e crateras se abrindo em rodovias.

Outono

O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.

Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir. 

O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).

O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho. 

As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.  Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Prefeitura de Eldorado doa 42 terrenos para construção de casas e comércios

A prefeitura de Eldorado, com autorização da Câmara de...

Rota Bioceânica será impulsionadora de desenvolvimento e motor do crescimento econômico

A Rota Bioceânica será uma impulsionadora do desenvolvimento dos...

Presidente ressalta parceria da ALEMS no fortalecimento da Segurança Pública

Com a parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso...

Gestão de Amambai comemora 327 obras entregues e em execução

Em 87 meses de mandato, gestão do prefeito Bandeira...

Senador Nelsinho Trad reafirma centro-direita, apoia Riedel e destaca mandato com foco em resultados em MS

Senador do PSD projeta eleições de 2026, defende pragmatismo...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares