25 de setembro de 2026

Secretária de Saúde: população deve atualizar cartão do SUS para fazer exames e cirurgias

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) solicitou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que façam uma atualização do Cartão SUS em uma unidade de saúde do seu município.  

O pedido foi feito devido a retomada nos próximos dias, do Programa da Caravana da Saúde, que neste ano será dividido em duas modalidades: Opera MS e Examina MS.

Desta forma, para atender a demanda represada que surgiu durante o período da pandemia da Covid-19, muitos usuários estão com o cadastro dessatualizado como o número de telefone e endereço.  

Em breve, os municípios entrarão em contato com estes pacientes que aguardam por um exame ou cirurgia, por isso, é importante estar com o cadastro atualizado.

Para a realização da Caravana da Saúde, uma Secretaria de Estado de Saúde apropriada de 39 hospitais em 34 municípios de Mato Grosso do Sul para a realização de 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade.  

Objetivo do programa é reduzir uma fila de espera de cirurgias e exames que ocorrem durante a pandemia do Coronavírus no Estado.

Para a realização da Caravana da Saúde o governo de MS investiu R $ 80 milhões.

A última caravana da saúde que deveria ter acontecido em março de 2020 foi cancelada em decorrência a pandemia da Covid-19, para justificar o crescimento na fila de espera. 

Caravana da Saúde

A Caravana da Saúde foi criada em 2015 e atende pacientes dos 79 municípios cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da ação é que várias cirurgias aconteçam simultaneamente em vários municípios para “desafogar” em uma fila de espera no SUS. Além da realização de exames.

Desde sua criação, todos os anos uma lista de especialidades e hospitais é divulgada para que uma população possa se orientar e buscar atendimento de acordo com suas necessidades. 

Populares da Semana

Uso indevido do Mais Social pode suspender beneficiário

O uso indevido do cartão Mais Social pode suspender...

Executivo recebe “Cartilha de Acessibilidade Urbana” construída pela UFMS – Campus Naviraí

-Obra didática já pode ser acessada por internautas e...

Colombiano procurado pela Interpol há mais de 10 anos é preso em MS

Colombiano, identificado como Jorge Humberto Florez Morales, de 47...

Com MS na rota, apreensão de canetas emagrecedoras cresce 20 vezes em 2 anos

Paralelamente ao avanço do contrabando, a Anvisa registrou aumento...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares