11 de agosto de 2026

Presidente Paulo Corrêa defende novas diretrizes na educação básica

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), fez uso da palavra na sessão ordinária desta terça-feira (26) para ressaltar a importância do  Programa MS Alfabetiza, lançado pelo Governo do Estado, e defendeu novas diretrizes na educação.

“Com a aprovação nesta Casa de leis, o governo lançou um programa que auxilia as redes de ensino básico, com material escolar e apoio pedagógico, treinamento e formação de equipe multidisciplinar, além de premiar as escolas com os melhores índices e melhorar as escolas com os piores índices. Para isso, serão investidos quase R$ 9 milhões na alfabetização dos alunos até os 7 anos”, destacou.

De acordo com os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, 54,73% dos estudantes acima dos 8 anos apresentaram níveis insuficientes de leitura no Estado. “Chegar aos 7 anos e não saber ler e escrever, não saber fazer conta de matemática, é inadmissível. Entendo que o Brasil está ‘emburrecendo’. Quem não sabe ler é analfabeto. O mérito de quem aprende é passar de ano e o demérito deveria ser reprovar. Defendo uma discussão para rever conceitos”, disse o  presidente, referindo-se à recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental.

Zé Teixeira (DEM) também enalteceu o programa e a adesão dos 79 municípios do Estado, que vão receber investimentos na qualificação profissional dos professores, material didático complementar e no apoio pedagógico. Barbosinha (DEM) parabenizou a ALEMS, que tem sido protagonista no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Ele também concorda em rever os modelos da educação. “É preciso fazer uma reflexão sobre o aprender junto com a comunidade escolar, pais e alunos. Se queremos evoluir quanto País, devemos aprimorar nossa educação”, destacou.

Populares da Semana

Japorã encerra Outubro Rosa e inicia Novembro Azul

Prefeitura Municipal de Japorã e Secretaria de Saúde em...

No ‘topo do mundo’: Multicampeão Fernando Rufino defenderá ouro nas Paralimpíadas de Paris

Fernando Rufino sempre sonhou em conquistar o mundo, mas...

Geada atinge onze municípios de Mato Grosso do Sul

Frio derruba temperaturas para perto de zero grau em...

Motorista bate em poste e morre ao fugir de barreira policial em rodovia

Condutor transportava cigarros e pneus e foi identificado como...

Prova dos 3 tambores fez parte da programação da 1ª Cavalgada CPLFT 2026 na Fazenda Tuneiras

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. A Prova dos 3 tambores fez parte...

Câmara de Mundo Novo aprova projeto de lei e recebe lideranças da OAB

A Câmara Municipal de Mundo Novo realizou, nesta segunda-feira...

Governo de Mundo Novo realiza primeira reunião do Grupo de Cessação do Tabagismo

#mundonovo Na última segunda-feira, dia 10, o Governo de Mundo...

Dia D de Multivacinação em Eldorado

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, crianças e adolescentes menores...

Vereadora Marcia Filipus defende criação de Comissão para o PCCR dos Profissionais de Apoio da Educação

Em discurso histórico na Tribuna, parlamentar justificou respaldos legais...

Reinaldo reforça transparência, decência e responsabilidade na atuação política de Paulo Corrêa

O ex-governado reforçou o comportamento político de Paulo Corrêa...

Artigos Relacionados

Categorias Populares