7 de maio de 2026

Outubro rosa: confira os direitos previdenciários para mulheres em tratamento de câncer

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama, cujo diagnóstico precoce contribui para as chances de cura.

Em Mato Grosso do Sul, a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja alegou que a pandemia da Covid-19 prejudicou a realização de exames que identificam a doença, como a mamografia.

“Teremos uma grande demanda agora, mais de um milhão de mamografias escolhidas de ser feitas, infelizmente”, explica Luciana.

Últimas notícias

O tratamento pode durar vários meses e impedir que a mulher pratique as atividades profissionais, o que pode causar insegurança e impedir a realização correta do tratamento.

“É preciso mostrar a elas que existem direitos previdenciários e benefícios do INSS que podem ajudar nesse momento difícil”, disse o advogado previdenciarista, Átila Abella.

O profissional listou quatro direitos que as mulheres em tratamento possuem, confira:

Auxílio-Doença (auxílio por incapacidade temporária)

Mulheres em que o tratamento contra o câncer como impedimento de trabalhar podem solicitar o benefício de auxílio-doença, independente do pagamento das 12 contribuições de carência normalmente exigidas pelo INSS.

 “Basta que um paciente tenha vínculo ativo com o Instituto. E se precisar, ela pode estender o tempo de recebimento do auxílio, passando por uma nova perícia ”, explicou Abella.

Aposentadoria por incapacidade permanente

Casos onde pacientes já passaram por cirurgias, como a retirada das mamas, ou impossibilitadas de trabalhar podem se aposentar por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez. 

É necessário apenas que a beneficiária tenha recebido suas contribuições antes do diagnóstico. Como no caso anterior, é possível solicitar o benefício mesmo sem ter feito as 12 contribuições.

Auxílio acompanhante

Mulheres que comprovarem necessidade de assistência permanente de outra pessoa podem requerer ao INSS o adicional de 25% do valor da aposentadoria por incapacidade permanente.

“Existem pacientes que precisam de cuidados diferenciados. Mulheres em tratamento que precisam de acompanhados podem solicitar esse benefício ”, aponta o advogado. 

PIS e FGTS

Mulheres diagnosticadas com tumor maligno na mama ou que tenham um portador dependente de câncer podem solicitar a quantia disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou no Programa de Integração Social (PIS).

Para a solicitação dos benefícios previdenciários do INSS, um paciente precisa passar por um exame médico pericial no próprio Instituto. 

Já para os saques do PIS e FGTS, a principal Documentos solicitados é o atestado médico com menos de 30 dias de assinatura, contendo o registro profissional do médico.

Populares da Semana

Motociclista é atropelado por caminhão em rodovia e morre durante socorro

Morreu em um acidente na MS-267 em Jardim, a...

Formado por 14 municípios, Conisul confirma orçamento de R$ 38,5 milhões em 2024

O Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato...

Terça-feira será mais um dia de umidade relativa do ar baixa e calor de 40ºC

O dia na em Campo Grande amanheceu com céu...

Acusado de mandar matar jornalista de MS é suspeito de ordenar ataques contra juízas

O atentado contra as duas juízas paraguaias nesse sábado...

Bocha feminina de Iguatemi 70+, conquista o Bi-campeonato nos Jogos Estaduais da Melhor Idade 2025

Com mais uma bela participação nos Jogos Estaduais da...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares