9 de agosto de 2026

Corpo de Bombeiros de Mundo Novo retoma o projeto Bombeiros na Escola

O 12º Subgrupamento de Bombeiros Militar-Independente, iniciou, nesta semana o Projeto “Bombeiros na Escola: Prevenção e Cidadania” para o ano de 2021, projeto este implantado nas unidades escolares com intuito de oferecer noções básicas de prevenção de acidentes domésticos, acidentes de trânsito e no lazer; prevenção e combate a princípios de incêndios; noções básicas de primeiros socorros; bem como noções de cidadania. Cujo objetivo é promover uma sociedade mais justa e segura.

Este Projeto Social foi criado em 2016 pelo Comandante do 12º SGBM-Ind, hoje o Tenente Coronel Pinheiro juntamente com o 1º Sargento Pedroso realizado nas escolas municipais, estaduais e algumas escolas particulares, no turno de aula com os alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental, onde realiza-se aulas teóricas e treinamentos práticos quinzenalmente.

Projeto “Bombeiro na Escola: Prevenção e Cidadania” teve bastante êxito, tanto na área de atuação do 12º SGBM-Ind como também sendo modelo para demais unidades Bombeiros Militares do Estado. Em 2017, os autores do projeto, hoje o TC Pinheiro e SGT Pedroso participaram do concurso Prêmio de Inovação na Gestão Pública, na modalidade “Práticas Inovadoras de Sucesso” promovido pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, obtendo o primeiro colocado. Houve também o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado e de várias Câmaras municipais na área de atuação do projeto.

O êxito do projeto não se restringe somente no campo das premiações, a fatos e relatos verídicos de alunos participantes do projeto que, com as instruções recebidas teve atuação importante no convívio de seus lares na preservação da vida de familiares e até mesmo de acidentes domésticos, fatos estes divulgados neste meio de comunicação.

Desde 2016 o projeto já atendeu mais de 4.000 alunos somente na área do 12º SGBM-Ind. Devido a pandemia no ano de 2020 não foi possível o desenvolvimento do projeto, porém com o retorno progressivo das aulas escolares, aos poucos a atividades das aulas do projeto “Bombeiro na Escola” reinicia tomando todas as precauções de prevenção ao corona vírus e de forma bem mais modesta. Inicialmente está sendo desenvolvido na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Iguatemi-MS, nos períodos matutino e vespertino. A coordenação e execução do projeto está a cargo do 1º Sargento Pedroso.

Populares da Semana

Município ajuda na conquista de mais 200 mil para o Hospital Assiste Guaíra

Na tarde do dia 15/10, o Município recebeu a...

Famasul repudia invasões de fazendas e pede providências ao poder público

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) manifestou repúdio...

Itaquiraí – Rede de abastecimento de água no P.A. Santa Rosa está em fase final de execução

O Governo do Estado está concluindo a instalação da...

Guaíra inaugura mais uma Unidade de Saúde da Família

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento juntamente com o...

Governo publica tabela com percentuais de cobrança do IPVA

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares