7 de maio de 2026

Governo do Estado entrega à Assembleia Legislativa projeto para zerar ICMS nas contas de luz

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) recebeu o projeto de lei que pede a redução do Imposto Sobre Mercadoria e Serviços (ICMS) na bandeira vermelha de energia, durante a sessão plenária desta quinta-feira (19).

O Projeto de Lei foi entregue pelo secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula (PSDB), ao presidente da Casa de Leis, Paulo Côrrea (PSDB), que parabenizou o Governo do Estado pela medida.

A discussão da pauta foi iniciada pelo Correio do Estado e ganhou adesão de vários setores do Estado, que intercederam por meio do executivo para que estudassem medidas para diminuir o impacto nas contas de energia – visto que estamos na bandeira vermelha dois e com aumento aproximadamente de 52%.

Troca de farpas

Aproveitando a deixa, o deputado estadual Capitão Contar (PSL) usou a palavra e pediu que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também estudasse reduzir o imposto sobre os combustíveis.

A fala foi rebatida pelo vice-presidente da Casa de Leis, Eduardo Rocha (MDB), que alfinetou o companheiro de bancada dizendo que para diminuir o valor era necessário uma intervenção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Redução do ICMS

Conforme o projeto do Executivo estadual, o objetivo é que o imposto seja zerado a partir do mês que vem.

Conforme a proposta, a redução da alíquota será de 2% em todas as faixas de consumo.

A decisão pela redução beneficia mais de 1 milhão de unidades consumidoras do Estado.

“A redução do ICMS da energia para zerar no imposto o custo da bandeira vermelha é mais uma forma de fortalecer nossa retomada. Somos o único estado do Brasil em condições de fazer essa redução”, disse o governador Reinaldo Azambuja ao Correio do Estado.

Desde o início de 2021 o Estado tem registrado recorde na arrecadação com impostos. As receitas com o ICMS têm passado de R$ 1 bilhão todos os meses deste ano.

Populares da Semana

Com 305 mortes, Mato Grosso do Sul passa dos 21,5 mil casos de coronavírus

O boletim epidemiológico do coronavírus deste domingo (26) apresentou total de...

Conheça a Campanha Coração Azul

Mais uma importante campanha inicia nesta segunda-feira (24/07) em...

Clubes de MS enviam manifesto à CBF contra possível retorno de Francisco Cezário

Manifestação dos clubes se dá após decisão judicial anular...

Justiça Eleitoral rejeita pedidos de impugnações de Tereza Cristina

O ex-juiz federal Odilon de Oliveira, do PSD e...

Em 100 dias de mandato, prefeita Fabiana tem 82% de aprovação

Para 49% dos entrevistados, Eldorado vai melhorar muito sob...

Naviraí Chega com Castração de Cães e Gatos em Mais uma Região da Cidade

A campanha “100 Dias de Castração” prosseguirá em Naviraí....

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

Artigos Relacionados

Categorias Populares