26 de setembro de 2026

CONFIRA: 13 cidades vão vacinar todos acima dos 18 anos até semana que vem com Janssen em MS

Com a confirmação do recebimento de 150 mil doses extras da vacina contra covid da Janssen, Mato Grosso do Sul vai iniciar a imunização em massa de 13 municípios da fronteira a partir da semana que vem.

A vacina americana é de aplicação única e será utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda. O estudo será realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.

O especialista explicou que  todos acima de 18 anos que ainda não foram vacinados com outros imunizantes receberão dose da Janssen. “O objetivo é que [a vacinação] ocorra de forma rápida para ver o impacto da vacina em relação a imunidade coletiva para que possamos avaliar comparativamente. São 13 municípios [da fronteira] que vamos comparar pré e pós vacinação em termos de número de casos e óbitos com outros 13 municíipios similares”, detalhou.

Outro ponto que será avaliado pelos pesquisadores será a incidência da doença em crianças. “Avaliar a redução de casos das crianças [que ficarão de fora da vacinação], que é reflexo da imunidade coletiva e vamos comparar com quem foi vacinado com outras vacinas”, explicou.

Os estudos começam cerca de 2 semanas após a conclusão da vacinação, que é quando as pessoas estarão com a eficácia do imunizante, “mas vai ocorrer ao longo dos próximos 6 meses, vamos acompanhar se vai ter mais casos”, pontuou Croda.

Conforme o pesquisador, já está tudo pronto para início dos estudos. “Fizemos reunião com todos os prefeitos de fronteira, apresentamos o projeto, colocamos os pontos necessários e fizemosoo reunião com a coordenação do PNI [Plano Nacional de Imunização]”, finalizou o infectologista.

Os municípios que terão toda a população adulta imunizada são:

  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Ladário
  • Porto Murtinho
  • Caracol
  • Bela Vista
  • Antônio João
  • Mundo Novo
  • Japorã
  • Sete Quedas
  • Paranhos
  • Coronel Sapucaia
  • Aral Moreira

Cinturão sanitário

A mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. “Fizemos solicitação para a bancada federal, os senadores de MS foram ontem de manhã ao ministro, governador fez ligações, a ministra Tereza Cristina ligou ao ministro para termos esse fundo de reseva, tivemos apoio do Conass e Conassems. Todos participaram dessa conquista”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Populares da Semana

Marido que matou Francielli após torturar e manter vítima em cárcere por um mês é preso no MT

Nesta segunda-feira (31), Adailton Freixeira da Silva, de 46...

Guaíra realizou mais uma edição do Brinca Guaíra em comemoração ao Dia das Crianças

No último sábado (12), o Município de Guaíra, por...

Prefeitura de Itaquiraí e Incra entregam títulos e CCUs para agricultores familiares

Na última sexta-feira (31), a Prefeitura de Itaquiraí, por...

Média de óbitos em MS é a maior desde setembro

A segunda crescente do coronavírus em Mato Grosso do...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares