Inmet emite alerta de perigo para chuva intensa com ventos de até 60 km/h em MS

 (Instituto Nacional de ) emitiu um alerta de perigo para chuva intensa em boa parte de , com ventos de até 60 quilômetros por hora. O aviso começou às 12h desta sexta-feira (23) e tem previsão de término até as 22h. Segundo o , boa parte do Estado está sob alerta amarelo, de perigo potencial.

O Instituto afirma que pode ocorrer chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia. Podem ocorrer ventos intensos, entre 40 a 60 quilômetros por hora. As regiões atingidas serão: Pantanal, sul, sudoeste, centro norte e leste.

Ainda, de acordo com o alerta, há pouco risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Recomendações

Em caso de ventos fortes: não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. Em caso de chuvas fortes: jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, há risco de queda; não enfrente pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias, procure rotas alternativas; se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos a sua frente.

Em caso de raios: evite estar em local aberto; não se abrigue embaixo de árvores; não esteja próximo a cercas de metal; esteja calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; não se abrigue embaixo de estruturas metálicas. Em caso de granizo: colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, em caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem ocupantes. Após a chuva de granizo, o piso fica escorregadio, recomenda-se cuidado ao se deslocar.

Fonte: Mídia Max

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here