7 de maio de 2026

Pandemia deve diminuir até 20% dos diagnósticos de câncer de mama em 2020

Quando o assunto é o câncer, diagnosticar cedo um paciente pode ser a diferença entre uma recuperação tranquila e momentos de sofrimento prologado. Com a chegada da pandemia, o Hospital do Câncer Alfredo Abraão (HCAA) estima queda de até 20% no número de novos diagnósticos para 2020.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos para 2020 seria de 66 mil no Brasil, 850 deles em Mato Grosso do Sul, dos quais 280 em Campo Grande. Esse número deve ser menor exatamente por causa do Covid-19.

De acordo com o Diretor Técnico, Gustavo Ianaze, “nós estimamos que deve haver queda de 15 a 20% no número de novos diagnósticos. E o problema disso é que quando não diagnosticamos cedo, esses pacientes chegam ao hospital em estágio mais avançado ”.

O médico explica que o problema está na particularidade da progressão da doença em cada paciente. Não é possível saber como cada um reagirá e o tempo que deve ficar em cada um dos estágios. O câncer é sub-dividido em quatro.

Segundo o Dr. Gustavo Ianaze, “no primeiro [estágio] a doença está isolada à área, na mama. No segundo, ela evolui um pouco, mas contínua na área. 

No terceiro, ela se expande para a região do entorno, axilas, peitoral e, na última, ele se espalha para o resto do corpo, podendo atingir os demais órgãos ”.

Com a chegada do mês que marca a conscientização e prevenção do câncer de mama, uma campanha Outubro Rosa era um dos grandes mutirões de diagnóstico feitos pelo HC. 

“Só ano passado iniciamos o tratamento de 2 mil novos casos, durante o período, este ano a estimativa é que cheguemos a 500 novos tratamentos”, explica.

Apesar da queda e das dificuldades, o HCAA informa que trata 9600 procedimentos / cirurgias por ano. Este ano, “as cirurgias paralisadas por causa da Covid, então vimos uma queda de 15% nesse tipo de procedimento”, afirma o diretor técnico.

Com isso, o Hospital do Câncer dá o pontapé à campanha de conscientização Outubro Rosa, nesta quinta-feira (1) às 9h30. “Não poderemos fazer os atendimentos que sempre comunicados, mas o período é importante para informarmos as mulheres da importância do exame do toque e procurar atendimento em caso de alguma irregularidade”, finaliza.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Fabiana e Simoni dão a largada na campanha

Em Eldorado a vice-prefeita Fabiana e a vereadora Simoni,...

Covid-19: Brasil negocia com nove laboratórios sobre possíveis vacinas

O Brasil mantém tratativas com nove laboratórios ou centros...

Na posse do reitor, Riedel destaca papel inclusivo e transformador da UEMS no Estado

O governador Eduardo Riedel participou da posse do reitor...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares