7 de maio de 2026

Projeto de Lídio para certidões civis em braile é aprovado pelos deputados

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que garante aos deficientes visuais o direito de ter certidões de registro civil, como de nascimento, casamento e óbito em braille, no Mato Grosso do Sul. Caso não se cumpra as medidas, estão previstas a aplicação de multas.

“O sistema Braille é o único método eficaz de comunicação escrita para as pessoas com deficiência visual. O acesso à informação é direito de todos”, justifica o parlamentar”, justificou o deputado Lídio Lopes (Patri), autor do projeto.

A proposta estabelece os critérios para pessoa ser considerada “deficiente visual” e ainda destaca que os cartórios de registro civil devem divulgar a lei e a prestação de serviços a este público.

A emissão das certidões no sistema em braile não vai acarretar em acréscimo de valor cobrado nos cartórios, que terão um prazo de 180 dias após a publicação da lei, para se adequar a estas mudanças. Quem descumprir as medidas terá que pagar multa de 20 vezes o valor da certidão.

O projeto irá passar por segunda votação e caso seja aprovado, segue para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Com quase 800 pessoas já imunizadas, Guaíra inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos

Nesta última semana, o Município de Guaíra recebeu algumas...

Prainha de Itaquiraí se consolida como um dos principais destinos turístico de MS

Com a conclusão das obras de reforma e revitalização...

Geraldo Resende comemora conquista de seis escolas indígenas para aldeias de MS

Portaria publicada no Diário Oficial da União confirma construção...

Voos para Guaíra vão consolidar lojas francas na fronteira

Em Guaíra a nova linha aérea ligando a Curitiba,...

Jovem é executado com 16 tiros no Macaúbas por dupla em motocicleta

Renan De Camargo Candido, de 23 anos, foi executado...

Artigos Relacionados

Categorias Populares