7 de maio de 2026

Centelha MS: empresa inova ao desenvolver medicamentos para tratamento de câncer

Quando o biólogo Caio Fernando Ramalho de Oliveira inscreveu a startup Oncolytic no projeto Centelha, iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado à Semagro, em parceria com a Finep e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, não imaginava que a iniciativa chegaria ao segundo lugar e ganharia destaque na competição que envolveu 2 mil ideias inovadoras.

Para Oliveira, que é formado pela UFMS e possui doutorado em bioquímica pela Unicamp, a proposta enviada poderá mudar a vida de pessoas com câncer, no tratamento da doença. Ele é sócio fundador da Oncolytic medicamentos anticâncer, startup de base tecnológica voltada a este setor da saúde, que envolve a participação de 10 pesquisadores da área. “Foi uma surpresa muito boa, pois deu muita credibilidade à nossa proposta”, comemora.

O sócio fundador da startup declara, ainda: “Nossa proposta é desenvolver esses medicamentos aqui no Mato Grosso do Sul, com tecnologia nacional, e colocar isso no mercado internacional”.

Segundo o pesquisador, tudo começou com as suas atividades de pesquisa, o desenvolvimento de novos medicamentos com atividades antimicrobianas. “Em 2015, iniciei minha pesquisa em Campo Grande. Em 2018, dei continuidade aos meus projetos de estudo na UFGD, em Dourados. As moléculas que nós desenhamos apresentavam atividades anticâncer, ou seja, quando nós fizemos os testes no laboratório, nós vimos que elas [moléculas] tinham capacidade de matar células cancerígenas de forma seletiva, não afetando a viabilidade de células humanas saudáveis. A seletividade é um enorme diferencial em relação aos quimioterápicos que temos no mercado hoje porque um quimioterápico não consegue diferenciar uma célula saudável de uma célula cancerígena. É por isso que hoje os pacientes sofrem com tantos efeitos colaterais”.

Atualmente, a Oncolytic desenvolve pesquisa básica, desenvolvendo os seus primeiros protótipos de medicamentos. “Nós estamos desenhando, aprimorando, para que um dia eles possam chegar ao mercado e aí sim contribuir com a qualidade de vida de quem passa por um tratamento contra o câncer. A nossa proposta é desenvolver moléculas capazes de estimular o sistema imunológico do paciente. O nosso medicamento promoverá um tipo bastante particular de morte nas células cancerígenas. Esse processo de morte é capaz de “alertar” o sistema imunológico do paciente, que passará a reconhecer e a atacar o tumor. Como resultado, o paciente irá adquirir memória imunológica, ou seja, caso existam metástases distantes do tumor primário, estas metástases serão atacadas pelo sistema imunológico do próprio paciente, sem que haja a necessidade de novos ciclos de quimio ou radioterapia. Isso promove inúmeros benefícios na qualidade de vida de um paciente, será uma revolução na forma que tratamos o câncer”.

O sócio fundador da startup declara, ainda: “Nossa proposta é desenvolver esses medicamentos aqui no Mato Grosso do Sul, com tecnologia nacional, e colocar isso no mercado internacional. É apenas com investimento em novas tecnologias que podemos contribuir com o desenvolvimento de nosso país. É louvável ver como a parceria entre os governos Federal e Estadual entende e incentiva o empreendedorismo inovador!”.

O Centelha MS teve como objetivo selecionar ideias inovadoras de startups e empresas iniciantes no Estado. Participaram da seleção, novos empreendedores de 34 municípios de Mato Grosso do Sul, tendo 564 propostas cadastradas para avaliação. Após um longo processo de seleção, as 30 melhores ideias finalmente assinaram seus Termos de Outorga e receberam as primeiras parcelas dos recursos. Cada empresa inovadora receberá até 60 mil reais em subvenção econômica para transformar sua ideia inovadora em um negócio de sucesso.

“O Centelha em Mato Grosso do Sul é sucesso absoluto, e claro que não poderíamos ficar de fora de sua segunda edição. Fundect, Semagro e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul já estão trabalhando arduamente para garantir um aporte ainda maior de recursos para esta edição do Programa”, afirmou o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, ressaltando que Mato Grosso do Sul já está confirmado na segunda edição do Programa Centelha.

Ana Brito, Subcom

Fotos: Caio Ramalho Oliveira 

Fonte: Governo do Estado MS

Populares da Semana

Homem mata esposa com 6 facadas, liga para avisar amigo e foge na madrugada

Este já é o 26º feminicídio registrado em MS...

Polícia faz operação para prender 27 condenados por estupro de crianças em Campo Grande

Condenados em sua maioria por estupro a crianças são...

Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza

Programa lançado ontem com 75 prefeitos do Estado tem...

Governo de Mundo Novo anuncia implantação de rede de água para 88 famílias

#mundonovo Na última segunda-feira (06), o Governo de Mundo Novo...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares