A cada 5 pessoas mortas pela covid em Campo Grande, uma veio do interior de MS

Dentre 552 mortes notificadas em Campo Grande até a domingo (13), segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), aproximadamente 20% eram de pacientes residentes de municípios do interior de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 29 municípios do Estado registraram 108 mortes pela doença que foram notificadas para a Capital, a qual confirmou 444 mortes de pacientes campo-grandenses. Dois pacientes residentes de Campo Grande, de 101 e 49 anos, morreram fora do Estado.

Aquidauana foi responsável pela maior parte dos registros. Conforme levantamento da reportagem, o município gerou 19 vítimas para o registro da Capital. Na mesma contagem, Bonito acresceu cinco mortes, enquanto Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Nioaque e Nova Alvorada do Sul tiveram quatro óbitos notificados. O gráfico abaixo indica quantidade de vítimas do interior:

(Arte: Ricardo Gael)

Os pacientes tinham em média 69 anos de idade. O mais novo, contudo, tinha apenas 27 e vinha de Aquidauana. A maioria (64%) eram homens.

Procurada, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) reforça, em nota, que as informações de pacientes do interior que morreram de covid-19 em Campo Grande estão inseridas no sistema dos próprios municípios a fim de evitar “duplicidade no fornecimento das informações”.

Era esperado a absorção de pacientes advindos de outros pontos do estado, uma vez que a Capital é o município com o maior número de leitos de UTI, sendo estes ampliados ainda mais durante a pandemia, e conta com o hospital referência em tratamento da doença no Estado”, ressalta a assessoria.

Histórico de mortes – A primeira morte vinda de paciente interiorano foi a de um homem, de 46 anos, que faleceu em 1º de abril. Vindo de Chapadão do Sul, a 321 quilômetros de Campo Grande, ele estava internado em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pública quando não resistiu à doença.

Mato Grosso do Sul ficou sem registrar novos óbitos vindos de pacientes do interior até o mês seguinte, em 15 de maio. Na ocasião, um idoso, de 83 anos, vindo de Guia Lopes da Laguna, a 227 quilômetros de Campo Grande, faleceu. Dias depois, outro idoso da mesma cidade, de 86 anos, não resistiu e também faleceu na Capital.

No mês seguinte, junho, foram confirmadas cinco mortes de pacientes dessa categoria. Em julho, o número cresceu expressivamente para 49 pacientes. Em agosto, foram 44 mortes.

Até a publicação desta matéria, setembro acumulou sete mortes de pacientes interioranos, vindos de Miranda, Aquidauana, São Gabriel do Oeste (3), Coxim e Terenos.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here