Desde o Dia das Mães, casos de Covid-19 aumentaram 2.000% em MS

Surtos em cidades pequenas de Mato Grosso do Sul ajudaram no aumento expressivo dos casos de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Entre o Dia das Mães, em 10 de maio, até esta quinta-feira (25) o número de casos ativos – isto é, contando pacientes internados e em isolamento – aumentou 2.080,66%.

Na avaliação de Marianna Croda, infectologista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), esse não é o único fator para essa alta tão expressiva. “A falta de adesão ao isolamento social é o principal fator. O que ocorreu foram surtos localizados. Em Guia Lopes da Laguna, começou por um frigorífico. Em Dourados, na aldeia urbana. E em Brasilândia, foi por uma reunião familiar”, explicou a especialista.

Os surtos foram controlados, mas a doença continuam interiorizando cada vez mais. Hoje, dos 79 municípios do Estado, 65 já tem casos confirmados. “Temos que levar em conta também a transmissão comunitária sustentada. Isto é, não se sabe mais onde aquele paciente foi contaminado”, destacou Marianna.

Na quarta-feira (24), o índice de isolamento foi de 36%, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado hoje. “Quanto mais a taxa de isolamento ficar abaixo dos 50%, mais tempo continuaremos nessa situação”, afirmou a infectologista.

Há pouco mais de um mês, o Estado tinha 362 casos no total. Hoje, as confirmações chegaram a 6.523, o que representa aumento de 1.701,93%. Considerando apenas casos de pacientes ainda infectados, os casos ativos saltaram de 150 para 3.271.

Quanto aos recuperados, o aumento foi de 1.487,56%, indo de 201 em 10 de maio para 3.191 até hoje. O número de mortes subiu 454,54%, passando de 11 até o mês anterior para 61.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here