9 de agosto de 2026

Afrouxar isolamento pode trazer tragédia para MS, alerta secretário de Saúde sobre coronavírus

Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende afirmou neste sábado (18) que afrouxar o isolamento social pode trazer uma tragédia para Mato Grosso do Sul. No boletim divulgado pela secretaria, já somam 161 os casos de coronavírus no Estado, com 5 mortes. 20 municípios tem registros da doença e 22 pessoas estão internadas por conta da Covid-19.

“Nossa recomendação persiste pelo isolamento social. O afrouxamento deste regramento pode fazer com que tenhamos uma tragédia na capital e no interior. O número de novos casos anunciados hoje mostra o crescimento exponencial que alguns insistem em não enxergar”, criticou.

Resende disse ainda que o controle sobre o vírus passou a ser relativo no Estado por causa do afrouxamento do comércio. “O afrouxamento das medidas tomadas inicialmente por Campo Grande e outras cidades no estado é que nos levou a ter controle relativo da Covid-19. Daqui a 15 ou 30 dias veremos o resultado de tal medida”, reclamou.

Isolamento social

Ainda sem uma vacina ou cura por remédio comprovada, o coronavírus está sendo combatido ao redor do mundo com a prática do isolamento social ou quarentena. Infectologistas afirmam que esse é o modo mais eficaz para conter a expansão descontrolada da pandemia e não sobrecarregar as UTIs, algo que está em andamento no Amazonas e no Ceará, por exemplo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que as medidas de isolamento não podem ser substituídas por nada e que as máscaras não substituem a quarentena.

“Existem coisas que precisam ser feitas. Você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada, comprometida, engajada e empoderada. Nós precisaremos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível”, explicou a OMS.

Populares da Semana

Dr. Bandeira conquista mais uma patrola para Amambai durante agenda em Campo Grande

Cumprindo agenda na capital de Mato Grosso do Sul,...

Inmet coloca 11 cidades de MS em alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira

Cerca de 11 cidades de Mato Grosso do Sul estão em...

Menino de nove anos morre após ingerir bebida envenenada oferecida pela mãe

Uma tragédia chocou o bairro Santo Agostinho, em Conselheiro...

Cortes de gastos atingem policiais e procuradores

O governo de Mato Grosso do Sul enviou nesta...

Em reunião com IBGE, Governo se coloca à disposição para ajudar na etapa final do Censo

Em reunião com a direção do IBGE (Instituto Brasileiro...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares