9 de agosto de 2026

Ministério muda regras para atendimento a quem tem sintomas respiratórios

O Ministério da Saúde anunciou mudanças nos protocolos adotados nos postos de saúde em razão da pandemia do novo coronavírus. As novas regras dizem respeito ao atendimento dos pacientes com sintomas da doença e ao encaminhamento de casos mais graves.

De acordo com o protocolo, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos. Quem estiver nessa condição terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto.

Parte do protocolo envolve um sistema de triagem mais rápido (fast track, no termo em inglês), no qual o paciente com sintomas é levado para um local específico e profissionais levantam as informações, mantendo distanciamento adequado. A orientação do ministério é que esses espaços sejam ventilados, de modo a evitar os riscos de contágio.

Os casos com sintomas leves de gripe, sem dificuldades respiratórias ou doenças preexistentes, serão atendidos no próprio posto de saúde. Em cidades com transmissão comunitária, a síndrome gripal será tratada como infecção pelo novo coronavírus e o paciente será encaminhado ao isolamento domiciliar do paciente e dos familiares por 14 dias.

Nas demais regiões, também vale o isolamento, com monitoramento pelos profissionais de saúde a cada 48h. Caso familiares também apresentem sintomas, o que pode ser indicação de infecção, devem utilizar máscaras, inclusive quando forem procurar atendimento na unidade de saúde.

Já os casos mais graves serão encaminhados para hospitais. Isso envolve pessoas com dificuldade de respirar e com doenças cardíacas, respiratórias crônicas, renais ou cromossômicas.

Postos de saúde

Em entrevista coletiva para atualizar a situação da epidemia no país concedida hoje (19), a equipe do Ministério da Saúde voltou a enfatizar que pessoas com sintomas sem complicações não devem sobrecarregar o sistema de saúde.

“Pessoas não devem procurar portas de urgência ou hospitais. O local para ser procurado são os postos de saúde de todo o Brasil”, explicou o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Erno Herzheim.

Testes

Na entrevista coletiva, os representantes do Ministério da Saúde também argumentaram que, diante da impossibilidade de testar todas as pessoas, os exames serão realizados prioritariamente em situação grave, como em internação. Em diversas cidades vêm havendo reclamações de dificuldade para efetuar o teste.

“Nossa prioridade é poder ter garantia do teste para casos graves. Ninguém vai ser prejudicado por não fazer o teste. Ele serve para saber quem tem coronavírus e entrar em isolamento. Já estamos recomendando que pessoas com sintomas entrem em isolamento. Os assintomáticos não fariam teste. Não tem como fazer teste agora”, pontuou o secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Rapaz finge dormir na rua para escapar da polícia, mas é preso por tráfico

Matheus Pinheiro dos Santos Silva, 21 anos, foi preso...

Guaíra opera bloqueios em casos suspeitos de Dengue e Chikungunya

O Município de Guaíra via Diretoria de Vigilância Sanitária...

Jovem é morto com facada no peito após tentar proteger cunhado no Paulo Coelho Machado

Um jovem, de 26 anos, foi assassinado com um golpe de...

Na Casa de Leis, governador anuncia pagamento de R$ 28 milhões em emendas parlamentares

O Governo do Estado iniciou nesta terça-feira (12) o...

Centro de Educação Infantil Cari de Mundo Novo realizou formatura do pré II na última quarta-feira (04)

#Semcos Na noite da última quarta-feira (05), no Sinserv, aconteceu...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares