17 de julho de 2026

EUA iniciam 1º teste em humanos de possível vacina

Cientistas americanos iniciaram ontem o primeiro teste em humanos de uma possível vacina contra o novo coronavírus. De acordo com comunicado dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), órgãos vinculados ao governo americano, a fase 1 da pesquisa clínica envolve 45 voluntários saudáveis adultos, com idades entre 18 e 55 anos. O primeiro participante recebeu a dose em teste ontem.

Conduzido pelo Kaiser Permanente Washington Health Research Institute (KPWHRI) e patrocinado pelos NIH, o estudo será conduzido em Seattle, no Estado de Washington, o mais afetado pelo surto de covid-19 nos EUA.

De acordo com dados do Centro de Controle de Doenças do governo americano, somente em Washington, foram confirmados 708 infecções pelo novo coronavírus. Em todo o território americano, já são 3.487 pessoas acometidas pela covid-19, das quais 68 morreram.

A fase 1 do estudo da possível vacina vai avaliar a segurança do produto e sua habilidade de gerar uma resposta imunológica nos voluntários.

Antes do teste em humanos, a possível vacina, chamada de mRNA-1273, já havia demonstrado uma boa resposta quando foi testada em animais.

“A vacina experimental foi desenvolvida usando uma plataforma genética chamada mRNA (RNA mensageiro). A vacina experimental direciona as células do corpo para expressar uma proteína viral que, espera-se, provoque uma resposta imune robusta. A vacina mRNA-1273 mostrou-se promissora em modelos animais, e este é o primeiro estudo a examiná-la em humanos”, informou os NIH em seu site.

No momento, não há vacina nem tratamento específico para a covid-19. Na maioria dos contaminados, a infecção regride espontaneamente, com a resposta das células de defesa. Em 20% dos casos, porém, os pacientes evoluem para um quadro grave, o que costuma exigir suporte em UTI.

Próximos passos. Depois da fase 1, o possível imunizante ainda precisa passar por mais duas etapas de testes em humanos, nas quais o número de participantes será maior.

A candidata à vacina foi desenvolvida pelos cientistas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas na empresa de biotecnologia Moderna, em Cambridge, no Estado de Massachusetts.

“Os cientistas foram capazes de desenvolver rapidamente o mRNA-1273 por causa de estudos anteriores de coronavírus relacionados que causam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS)”, informaram os NIH, em nota. “Os cientistas já estavam trabalhando em uma investigação de uma vacina contra a MERS, o que trouxe uma vantagem no desenvolvimento da vacina contra a covid-19”, completaram.

Nessa primeira fase do estudo, os voluntários receberão duas doses da vacina por meio de uma injeção intramuscular na parte superior do braço, com intervalo de 28 dias entre as doses. Os voluntários serão divididos em três grupos e cada um deles receberá a dose com uma concentração diferente: 25 mcg, 100 mcg e 250 mcg.

Os participantes serão acompanhados por um ano após a aplicação da segunda dose. Não há previsão de quando todas as etapas do teste serão finalizadas nem de quando a vacina estaria disponível à população caso apresente bons resultados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Mídia Max

Populares da Semana

Psicóloga de 32 anos morre atropelada por motociclista em Dourados

A psicóloga Natália Lima Parron, de 32 anos, morreu atropelada por...

Secretaria de Saúde de Iguatemi está realizando campanha Novembro Azul com exames, palestras e outras ações

Dando continuidade às ações do “Novembro Azul”, a Prefeitura...

Em Eldorado prefeito e vereadores discutem ações de interesse público

Em Eldorado reunião na manhã desta sexta-feira na Câmara...

Pontos de Entrega Voluntária são instalados para ampliar a coleta seletiva em Naviraí

A coleta seletiva é uma prática fundamental para o...

Obras da Unidade Básica de Saúde – UBS, do Bairro da Vila Nova estão a pleno vapor

Iguatemi - As obras da nova Unidade Básica de...

Casal é encontrado morto dentro de casa em condomínio no DF; homem é preso

Um casal foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira,...

Detran-MS prorroga prazo de pagamento de licenciamento após falha e ataque ao sistema

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso...

Inscrições em seletiva para diversos cargos na prefeitura de Figueirão encerram na segunda

A Prefeitura Municipal de Figueirão (MS) está com processo seletivo aberto...

Jovem de 20 anos é executado a tiros no Dom Antônio Barbosa

Felipe Pereira dos Santos, de aproximadamente 20 anos, morreu...

Com 1 mil vagas, Vestibular UFGD 2027 está com inscrições abertas até setembro

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com inscrições...

Dez enfermeiras engravidam ao mesmo tempo em “baby boom” de maternidade

Acostumadas a receber gestantes, orientar mães e cuidar de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares