9 de agosto de 2026

Prefeito garante “controle total” e diz que estado de emergência é por cautela

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) garantiu que, embora tenha decretado estado de emergência em função das 5,8 mil notificações de dengue registradas este ano, os mecanismos de combate e tratamento à doença em Campo Grande estão “sob controle total”.

“O decreto é uma alternativa para que, se de fato continuar crescendo, nós impedimos no início. Cortar o mal pela raiz”, comentou o gestor na manhã desta terça-feira (3), durante evento pelos cinco anos de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira.

O estado de emergência permite ao município realizar compras sem a necessidade de abrir licitação. Mas, segundo Trad, os estoques de medicamentos e insumos usados na identificação e tratamento da arbovirose estão regulares.

“Ainda não [vamos comprar mais medicamentos e insumos], porque está sob controle total, mas caso venha a crescer… O decreto é uma cautela. Como quando sua mãe fala: meu filho, é melhor prevenir do que remediar”, continuou o prefeito, que ainda lembrou da possibilidade de auxílio federal durante a vigência do estado de emergência.

Agentes de endemias estão nas ruas para eliminar focos do Aedes (Foto: Marcos Maluf)

Decreto – Publicado na edição de ontem do Diogrande (Diário Oficial do Município), o decreto tem validade de seis meses.

Na justificativa, a administração municipal lembrou que a Capital já enfrentou epidemia de dengue no ano passado, quando pelo menos 39 mil notificações da doença foram identificadas – em média 106 por dia – e emergência também foi decretada.

Nos primeiros dois meses deste ano, já são 5.863 notificações – média diária de 102. A dengue também já matou quatro pessoas em Campo Grande.

O decreto leva ainda em consideração “a circulação simultânea” dos vírus causadores da febre chikungunya, zika, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, e a reintrodução do sorotipo Den-2 no município.

Por fim, a gestão municipal considera a quantidade de chuva registrada na cidade. Foram 174 milímetros, consta no decreto, “superando a média esperada em 30,5% índices pluviométricos atualizados até às 5 horas de 27/02/2020, indicadores que favorecem a eclosão dos ovos”.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Servidores estaduais já podem sacar antecipação da metade do 13° salário

Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul já...

Dupla em moto efetuou 11 tiros contra ‘Diabolim’ no Lageado

Dupla em moto efetuou 11 tiros contra Thiago Leite...

Em MS, 400 mil aposentados vão receber o 13° entre abril e junho

Aproximadamente 400 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares