Com avanço da dengue, Hemosul faz plantão para doação de sangue

O Hemosul vai funcionar em horário ampliado, até às 17h, neste sábado, em Campo Grande. O objetivo é ampliar o atendimento aos doadores e produzir plaquetas. A demanda tem aumentado com os casos de dengue, que, geralmente, provoca redução na taxa de plaquetas. A necessidade é para todos os tipos de sangue.

As plaquetas formam uma barreira nos vasos lesionados, impedindo a ocorrência de hemorragias e auxiliando na defesa do organismo. Para doar, é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

De acordo com o site de notícias do governo, a frequência de doação é diferente entre homens e mulheres. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses; já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3312-1500 e 3312-1517.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Mato Grosso do Sul teve 12.182 notificações de dengue, e, considerando a população de 2,5 milhões de habitantes, aparece com alta incidência: 470 casos por 100 mil habitantes. Apenas Taquarussu não teve caso notificado em 2020.

Fonte: Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here