Recorde em um ano, chuvarada leva sujeira para Rio Miranda

O município de Miranda, distante 201 quilômetros de Campo Grande, registrou entre 5h e 6h desta desta segunda-feira (13) 80,6 mm (milímetros) de chuva. Foram 35 minutos sem trégua, segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrãao. O volume já é considerado o mais forte com menor tempo de ocorrência dos últimos 12 meses na cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Amarildo Roberto de Souza Arguelho, apesar da chuvarada, por enquanto, não há registros de alagamentos ou enchentes. Porém, a chuva dos últimos dias tem levado muita sujeira dos afluentes para o Rio Miranda.

“Nunca aconteceu isso na nossa cidade. De vir tanta tranqueira para cá. A força da água vem arrastando tudo que tem pelo chão. O rio está fechado de sujeira, não dá para navegar. A nossa sorte é que a pesca está fechada”, disse. Desde sábado (11), cerca de 15 homens com uma retroescavadeira faz a limpeza da água.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou nesta segunda-feira (13) alerta de chuvas intensas para o estado com precipitação de até 50 mm (milímetros) por dia e ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso termina às 16 de hoje.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículo próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. A temperatura máxima no Estado deve ficar na casa dos 36ºC. Em Campo Grande, a máxima será de 29ºC.

Segundo o meteorologista, as cidades que correm risco de registrar enchentes em razão do volume intenso de chuvas são: Bataguassu, Chapadão do Sul, Costa Rica, Jardim, Bonito, Miranda, Paranaíba, Rio Brilhante e Selvíria. Assista, abaixo, ao vídeo do Rio Miranda.

Fonte: Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here