Liberdade sobre Rodas leva inclusão dentro e fora do presídio de Nova Andradina

Quinze cadeiras de rodas confeccionadas pelas mãos de reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina (EPMNA) agora vão ajudar a levar locomoção e melhor qualidade de vida a pessoas carentes com dificuldade motora. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou a doação ao Rotary Clube, que fará a distribuição a instituições sociais que atendem a este público.

A iniciativa integra o projeto “Liberdade sobre Rodas”, desenvolvido por meio de parceria entre a Agepen, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho da Comunidade de Nova Andradina, Polícia Civil e Rotary Club, buscando união de esforços que contempla sustentabilidade, ocupação prisional produtiva e ação social de grande relevância, colaborando para melhor qualidade de vida a pessoas que realmente precisam. Com isso, a ação contribui para a inclusão dentro e forma dos muros do presídio.

A solenidade de entrega foi realizada na quinta-feira (28.11) e contou com a presença do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e do diretor de Operações, Acir Rodrigues, além de autoridades locais. Durante o evento, o dirigente destacou que o sistema prisional em Mato Grosso do Sul desenvolve diversos projetos sociais junto à população carcerária do Estado que atendem diretamente à população carente. “E esse tipo de ação auxilia pessoas não só as com necessidades especiais, mas toda a sociedade devido aos vários fatores benéficos que engloba”, pontuou Aud.

Para a confecção das cadeiras de rodas o Poder Judiciário, por meio do Conselho da Comunidade de Nova Andradina, disponibilizou, aproximadamente, R$ 4 mil para a compra de materiais. As estruturas de metal foram utilizadas a partir de bicicletas apreendidas pela Polícia Civil.

As 15 cadeiras de rodas foram entregues ao Rotary Clube de Nova Andradina, que ficará responsável por repassar a instituições sociais que necessitem, entre elas o hospital regional, APAE e asilo de idosos. Além disso, os internos irão trabalhar na reforma de outras cadeiras para também ser disponibilizadas.

Para a realização dos trabalhos, os reeducandos receberam orientação técnica de um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com ensinamentos sobre manuseio das ferramentas, reutilização das peças e métodos necessários para a montagem das cadeiras de rodas. Unindo teoria e prática, o curso teve duração de 20 horas/aula.

Segundo o diretor da unidade, Edir Campos, as bicicletas em desuso, muitas em péssimo estado e sucateadas, ficavam ocupando espaço no pátio da Delegacia da Polícia Civil local. “O projeto acaba ajudando a resolver também este problema”, comentou.

Os internos que trabalham na confecção das cadeiras são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias de serviços prestados. Além disso, o trabalho oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho, que geralmente é dificultada pelo preconceito da sociedade.

Também participaram da solenidade de entrega o promotor de justiça Fabrício Secafen Mingati; o delegado regional da PC, André Luiz Novelli; o comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel André Macedo; o comandante do Corpo de Bombeiros, major Pablo Diego Barros de Jesus; o presidente do conselho de segurança local, coronel PM Nilvo Vicente Perlin,  o presidente do Conselho da Comunidade, Manoel Douglas Paschoaletto, e o presidente do Rotary Clube Ricardo da Costa Silva.

 

Keila Oliveira – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Fotos: Divulgação

Fonte: Portal do MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here