Seminário discute prevenção e dados sobre saúde dos homens em MS

O governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vai realizar nesta manhã (5), a partir das 8h30, um seminário que discute a prevenção e cuidado com a saúde dos homens, em Mato Grosso do Sul. Esta ação faz parte da campanha “Novembro Azul”, que visa incentivar os exames para diagnóstico precoce de câncer de próstata.

O evento vai ocorrer na sede da Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. As atividades e debates seguem até as 11h30. Quem quiser participar e conferir as orientações pode ir ao local, pois a entrada é gratuita. O tema do seminário é “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”.

Durante as atividades serão discutidos alguns tipos de câncer que tem maior incidência entre os homens, além de outros temas, entre eles o cuidado paterno e reflexão dos homens em relação a violência contra as mulheres. Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior índice deste crime em todo País.

O seminário terá cinco eixos de trabalho, como a prevenção de violência e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, assim como a apresentação de um vídeo sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, elaborada pelo Ministério da Saúde, que tem como público-alvo homens de 20 a 59 anos.

De acordo com a  Secretaria de Estado de Saúde, em 2018 o câncer de próstata foi relacionado a 255 mortes de homens em Mato Grosso do Sul. No topo da estatística, estão as doenças ligadas ao aparelho circulatório, como hipertensão, AVC e insuficiência cardíaca, mataram 2.795 homens. Já as causas externas, como acidentes de trânsito, homicídios e suicídios, resultaram em 1.625 mortes (masculinas).

Fonte: Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here