Região sul lidera plantio da soja no Estado puxada por Laguna Carapã

Atrasado pela falta de chuva, o plantio da soja em Mato Grosso do Sul chegou a 35,1% dos 3,163 milhões de hectares estimados para safra 2019/2020. A região sul lidera, puxada por Laguna Carapã, com 70% da área cultivada, maior índice estadual até o momento.

Esses dados constam no mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), com informações levantadas até o dia 25 de outubro.

“A região sul está com o plantio mais avançado, em média 38,7%, enquanto a região norte está com 29,3% e a região centro com 28,8% de média. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 1,110 milhão de hectares”, detalha.

De acordo com os especialistas do setor, estima-se uma área plantada de 3,163 milhões de hectares. Com produtividade média esperada de 52,19 sacas por hectare, a expectativa de produção chega a 9,906 milhões de toneladas, volume 12,57% superior ao da safra anterior, de 8,800 milhões de toneladas.

Autorizado desde 16 de setembro, com o fim do vazio sanitário, o plantio da soja atrasou por causa das condições climáticas adversas, marcadas por veranicos e baixa precipitação pluviométrica, “de forma que observou-se um tímido movimento de semeadura de soja, à espera de melhores condições climáticas para que haja viabilidade dos grãos semeados”, conforme a Famasul.

Conforme o boletim Casa Rural, na região sul do Estado, Laguna Carapã tem 70% da área cultivada, Aral Moreira 60%, Coronel Sapucaia 55%, e Sete Quedas 55%. Acima de 40% figuram os municípios de Amambai, Antônio João, Douradina, Maracaju, Mundo Novo, Ponta Porã, Tacuru e Vicentina. Dourados está com 30%.

Na região centro, Sidrolândia lidera, com 40%, seguida por Rio Brilhante, pouco acima de 30%. Campo Grande tem 20%.

Já na região norte, Alcinópolis tem 60% do plantio concluídos, Chapadão do Sul quase 50%, Rio Verde de Mato Grosso 40%, e Costa Rica pouco mais de 30%.

Fonte: Dourados News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here