25 de setembro de 2026

Governo de MS aguarda reformulação do Minha Casa Minha Vida para novas moradias

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul aguarda o anúncio de nova etapa na construção de unidades habitacionais por parte do programa Minha Casa Minha Vida que será reformulado pelo governo Bolsonaro para diminuir o déficit de moradia em Mato Grosso do Sul, segundo informou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrega de 260 moradias dos residenciais Rui Pimentel I e II no bairro Centro-Oeste, em Campo Grande nesta segunda-feira (7). Foram investidos R$ 15,6 milhões no empreendimento com parceria da prefeitura e a União.

O anúncio do programa já modificado está previsto para novembro já que o governo planeja alterações na atuação do programa vigente. O governo Federal trabalha, atualmente, na elaboração de um projeto de lei sobre a temática habitacional, e dele há divisão da política para o setor em dois grandes eixos: um voltado à concessão de imóveis e outro destinado à realização de melhorias em lares considerados em condição precária.

Segundo Azambuja, o estado precisa de programas para fortalecer os que o estado já criou Lote Urbanizado por exemplo. “A gente espera que continue esses investimentos porque você consegue fazer a família sair do aluguel, consegue dar uma habitação de qualidade para essas pessoas e isso é muito gratificante e a gente precisa desses programas como já temos o nosso lote urbanizado como nós temos do FGTS, a substituição de moradia precária, são programas genuínos e criados pelo nosso governo, a gente  espera que consiga realmente implementar nessa parceria com o Governo Federal e mais habitação tanto na Capital como os municípios do interior”, disse o governador.

Durante o discurso de entrega das moradias no residencial Rui Pimentel I e II, o representante estadual citou que a gestão busca uma solução para o problema habitacional. Dados de fevereiro deste ano são que em Mato Grosso do Sul o saldo é negativo de moradias que chega a 86.012, conforme dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Em 2015, foram entregues 4.272 casas. Já em 2016 foram 5.058 moradias. Em 2017 e 2018, o número chegou a 2.499 casas.

Segundo Azambuja, só em Campo Grande, das 5.027 moradias, 2.685 já foram entregues às famílias e 2.342 estão em construção em parceria com a prefeitura e investimento do Governo Federal. “O governo da época, abandonou as obras era uma obra inacabada fizemos uma parceria da Agehab com a EHMA e hoje a gente consegue entregar, se você conversar com as pessoas você vê a alegria delas que estavam esperando há anos, esperando por essa oportunidade e isso mostra que vale a pena o esforço, estamos com moradias entre as entregas em construção em Campo Grande fortalecendo nessa parceria do Governo do Estado com a prefeitura Municipal”, finalizou.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) comemorou a entrega do residencial que estava parado desde 2012. “Essa é a função de todo o gestor, Deus nos dá a oportunidade de dar alegria ao cidadão, principalmente em uma residência, o maior sonho de uma família é ter uma casa, ter um teto para criar e educar seus filhos, e essa é a obrigação do gestor, ir atrás dos recursos e cada vez mais edificar, sem se orgulhar nem se envaidecer, é obrigação”, disse.

EMPREENDIMENTO

A construção das obras, iniciadas em 2012, ficaram paralisadas por problemas contratuais entre a Caixa Econômica Federal e a construtora responsável, mas foram retomadas em abril, na parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura que custou R$ 15,6 milhões.

Representando os moradores, Laine Xavier, disse que a espera foi grande. “Só temos que agradecer ao prefeito, ao governador Reinaldo Azambuja pela realização desse sonho. A gente quer empenho e esforço para sanar os problemas de habitação do nosso município, mas isso foi feito e agora é só vitória nas nossas vidas”, finalizou.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Eldorado ganha Sala Lilás para acolher mulheres vítimas de violência

A Delegacia de Polícia de Eldorado ganhou nesta sexta-feira...

Fabiana e Simoni recebidas na Bello Alimentos

Em Eldorado as candidatas a prefeita e vice, Fabiana...

MOSTRA CULTURAL CELEBRA A ARTE E O TALENTO

Na noite da última sexta-feira (10/07), o Espaço Cultural...

Chapa explode, provoca queimaduras em cantor sertanejo e mais duas pessoas em MS

Uma confraternização quase terminou em tragédia na cidade de...

Falso dentista é preso oferecendo próteses em assentamento de Iguatemi

O.S.O, de 51 anos, foi preso na quarta-feira (25)...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares