Reforço para combater fogo no MS chega hoje

Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou, durante agenda em Rio Verde, que ligou para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior, na tarde de ontem (19) e que está confirmada a vinda ainda nesta quinta-feira (19), às 22h, de 34 bombeiros brigadistas e um avião para ajudar no combate às queimadas no Estado. “Liguei e agradeci porque eles (Ibaneis e o ministro Gustavo Canuto) já estão disponibilizando aeronaves principalmente na região do Pantanal que temos grande foco espalhado em algumas regiões e isso é muito importante essa parceria e vamos torcer para que a chuva chegue”, declarou o governador.

DECRETO

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência devido ao alto índice de incêndios florestais em que os principais focos estão no Pantanal, sendo um dos maiores ecossistemas brasileiros. Mais de 1 milhão de hectares já foram consumidos na região, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O decreto publicado pelo governador atingiu seus objetivos que era de atrair atenção do governo federal no combate aos focos de incêndios que tem avançado e atingindo também muitas fazendas e áreas rurais da região.

ATUAÇÃO 

A operação aérea deve começar efetivamente na sexta-feira (20), sendo utilizada nos trabalhos um Air Tractor, modelo AT-802F fabricado nos Estados Unidos, com autonomia de 4 horas e capacidade para transportar até 3,1 mil litros de água. Também foram garantidos os recursos financeiros para esta operação.

Para definir as estratégias de ação a serem adotadas foi feito um sobrevoo nas regiões com maior concentração de focos de incêndio, segundo o chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado, tenente-coronel Waldemir Moreira.

Fonte: Correio do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here