26 de setembro de 2026

Com risco de novas queimadas, sala de situação garante ação rápida no combate aos incêndios em MS

Implantado em agosto com objetivo de monitorar e prevenir os focos de queimada em Mato Grosso do Sul, a sala de situação integrada emitiu o primeiro boletim de monitoramento nesta terça-feira (03.09).

O boletim aponta áreas com indicação de risco de fogo até o dia 5 de setembro para grande parte do Estado. Com exceção da região pantaneira, e parte da região norte, todas as demais áreas do Estado seguem com risco de fogo em estado crítico para ocorrência de incêndios florestais.

A recomendação do grupo de trabalho é para que a população evite a prática de queimadas controladas, mesmo que autorizadas pelo órgão ambiental competente. Os produtores rurais devem ficar atentos a possíveis frentes de fogo que possam atingir os limites de suas propriedades.

Conforme o relatório, as chuvas ocorridas no final de semana, não foram suficientes para diminuir o risco de fogo em grande parte do Estado, e a vegetação ainda se encontra muito seca. Para minimizar os efeitos do solo, as chuvas precisam ocorrer com mais regularidade e com acumulados iguais ou superiores a 10 milímetros.

Mesmo com as queimadas sob controle em Mato Grosso do Sul, o Coordenador da Defesa Civil, Coronel Fábio Catarinelli, pontua a importância do monitoramento como medida de prevenção, principalmente com o quantitativo de chuvas previstas, ser abaixo da média para os meses de setembro e outubro.

“A sala de situação integrada é a união de esforços em prol da sociedade. Para ampliar a transparência do que está sendo feito, e também dar essa segurança para a população, de que o Governo e as instituições envolvidas, estarão preparados em caso de ocorrências”, afirmou Cel Catarinelli que também preside o Comitê Interestadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Composta por instituições como Ibama, PrevFogo, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Polícia Militar de MS (PMMS), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a sala de situação integrada irá emitir dois boletins de monitoramento por semana.

 

Mireli Obando – Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul – Subcom

Foto: Saul Schramm

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Polícia estoura depósito de cigarros em Mundo Novo e contrabandistas incendeiam carro

Na noite de ontem (24), durante operação conjunta da...

Empresa Hemoprot de Mundo Novo está com vaga de emprego

Na manhã desta terça-feira (14), a empresa Hemoprot de...

Número de mortos em colisão de trens na Espanha sobe para 39 pessoas; há 123 feridos

O trem de alta velocidade descarrilou no sul da...

Reinaldo e Ministro do Turismo entregam obras no aeroporto de Bonito

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) juntamente com o Ministro...

Eleições 2022: deputados, senadora e governador eleitos serão diplomados nesta segunda-feira

Os eleitos em 2022 serão diplomados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral...

Paulo Corrêa lidera no PL com 2.30% dos votos

A uma semana das eleições, o deputado estadual Paulo...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Artigos Relacionados

Categorias Populares