Projeto inclui a disciplina de “robótica” nas escolas estaduais de MS

O projeto apresentado na Assembleia inclui a disciplina de “robótica” na grande curricular das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. A matéria poderá ser ministrada em todas as séries, com preferência para o 9° ano do ensino fundamental.

O autor do projeto, Lídio Lopes (Patri), defende que esta disciplina vai ajudar a promover conceitos importantes aos alunos, como incentivar a utilização de sucata e aproveitamento do material reciclado, usando esta forma de “ciência” no cotidiano do estudante.

Caso seja aprovado, a lei vai entrar em vigor logo após sua publicação. “A robótica é uma ferramenta para produzir e aprimorar conhecimentos de física e matemática, fazendo com que possam, de forma concreta, aplicar o que aprendem em sala de aula”, citou o deputado.

Ele justifica que países como Holanda e Alemanha já possuem a disciplina (robótica) nas escolas públicas e que a Inglaterra foi o primeiro a implantar o ensino de forma obrigatória. Também cita que crianças a partir de 5 anos de idade, podem criar e executar programas de computadores criados nas aulas.

Temas – O projeto prevê aprendizado de conceitos sobre segurança na internet, como manter a privacidade nas redes, assim como assistirem aulas de sistema de computação e conceitos e aplicações de robótica. “Uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, que estimulará e desafiará os alunos”, ponderou.

A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Fonte: Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here