9 de agosto de 2026

TCE pede ajuda para deputados sobre autonomia em concursos do MPC

Proposta que visa organizar e estruturar cargos do Ministério Público de Contas (MPC) – que foi aprovado em 2015 na Assembleia Legislativa – foi debatido em reunião que ocorreu nesta terça-feira (13), na Casa de Leis. O presidente do Tribunal de Contas (TCE), Iran Coelho das Neves e o conselheiro Jerson Domingos foram até o Legislativo pedir para que os deputados apresentassem emenda à proposta para que a prerrogativa da organização dos cargos seja do tribunal e não do ministério. A justificativa, de acordo com deputados, é de que o tribunal está incluso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e tem receita para deliberar ações.

Diferente do MP que não tem receita para ter autonomia, como a promoção de concursos públicos. Esse é um dos impasses entre os poderes. Enquanto o tribunal, além de querer autonomia, quer aumentar o número de procuradores do MPC para sete, projeto de lei de 2015 estabelece esse aumento apenas para quatro.

Os deputados ficaram reunidos com os integrantes do TCE por duas horas antes de iniciarem a sessão de hoje, mas a conversa não resultou em nenhuma solução ainda. De acordo com o deputado Marçal Filho (PSDB), que participou da reunião, as lideranças vão analisar a proposta e decidirão votação por meio de acordo de lideranças.

A proposta passou a tramitar na última quarta-feira (7) e matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis. A PEC de 2015 foi promulgada pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Deputado Paulo Corrêa recebe prefeito Bandeira e vereadora Ligia e apoia ações da PM em Amambai

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do...

Fundesporte repassou R$ 8,3 milhões para grupo que desviou dinheiro de times de futebol em MS

Presidente da Federação de Futebol foi preso durante a...

Condutores da Capital passam a receber CNH em casa a partir desta quinta-feira

Campo Grande (MS) – A partir desta quinta-feira (14), os...

Cinco mil pessoas prestigiam filiação da prefeita Adriane Lopes ao Progressistas

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, assinou filiação...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares