15 de agosto de 2026

Fifa aprova por unanimidade a expansão do Mundial Feminino de 24 para 32 seleções

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (31), depois da aprovação por unanimidade de seu Conselho, que se reuniu remotamente, a expansão do Mundial Feminino de 24 para 32 seleções, com efeito a partir da próxima edição do torneio, marcado para 2023. A mudança faz parte dos planos do presidente da entidade, o suíço Gianni Infantino, anunciados depois da realização da competição na França, encerrada no último dia 7.

“O sucesso surpreendente da Copa do Mundo Feminina da FIFA deste ano na França deixou muito claro que este é o momento de manter o ritmo e tomar medidas concretas para promover o crescimento do futebol feminino. Fico feliz em ver essa proposta – a primeira de várias – se tornando uma realidade”, disse Infantino, nesta quarta-feira, no comunicado oficial emitido pela Fifa.

“A expansão vai muito além das oito equipes participantes adicionais. Isso significa que, a partir de agora, dezenas de outras associações organizarão o programa de futebol feminino sabendo que têm uma chance realista de se classificar. A Copa do Mundo Feminina da FIFA é o gatilho mais poderoso para a profissionalização do futebol feminino, mas acontece apenas uma vez a cada quatro anos e é apenas o topo de uma pirâmide muito maior”, completou o dirigente.

O Mundial de 2023 ainda não tem sede definida. Como o processo de escolha já estava em andamento – nove candidaturas, incluindo a do Brasil, tinham até 4 de outubro deste ano para apresentar seus projetos -, a Fifa liberou a inclusão de novos concorrentes e aumentou o prazo para a adequação das propostas já existentes para um número maior de participantes.

A partir de agora, novas candidaturas e a confirmação das antigas devem ser feitas até o final de agosto. Depois disso, o prazo para o envio das propostas foi estendido para o mês de dezembro. Em 2020, a Fifa publicará o relatório de avaliação em abril e anunciará a candidatura vencedora no mês seguinte.

Na edição recém finalizada, os Estados Unidos se tornaram tetracampeões mundiais ao derrotarem a Holanda na final, em Lyon, por 2 a 0. A Suécia ficou com o terceiro lugar e o Brasil foi eliminado nas oitavas de final pela anfitriã França.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

MS vacinou 64% da população acima de 18 anos com a primeira dose de imunizante contra Covid

Segundo o levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS),...

Vereadores de Iguatemi levaram solicitações do município ao Ministério da Saúde

A vereadora Miriam Krenczynski juntamente  com os vereadores Dr....

Ratinho Junior destina R$ 40 milhões para estradas rurais, infraestrutura e escolas de Guaíra

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira...

STF julga afastamento de desembargador por venda de sentença

Ricardo Lewandowski, desembargador Tânia Garcia de Freitas Borges, afastado...

Primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço reúne grande público em Juti

Aconteceu neste domingo, 25 de junho, a primeira rodada...

Homem suspeito de ameaçar Flávio Bolsonaro é levado para depor

Um homem suspeito de postar ameaças ao senador e...

Suspeita de esfaquear mulher continuou a ameaçando após crime

A mulher de 43 anos que esfaqueou a outra,...

Palmeiras sai na frente duas vezes, leva virada do Flu e escancara crise

O Palmeiras foi até o Maracanã na tarde deste...

AMAMBAI: Dr. Bandeira reúne lideranças em apoio a Paulo Corrêa

Em Amambai o médico ortopedista e ex-prefeito de dois...

ITAQUIRAÍ: parceria entre Bello, Senai e prefeitura emprega 27 menores aprendizes

Em Itaquiraí, durante a sessão da Câmara Municipal, a...

IA ajuda polícia a transformar clássico retrato falado em imagem realista

Durante décadas, o retrato falado foi associado ao desenho...

Fazendas de MS vão pagar R$ 1,7 milhão em danos morais por trabalho escravo

Em Mato Grosso do Sul, 36 trabalhadores foram resgatados...

Artigos Relacionados

Categorias Populares