16 de setembro de 2026

Proibição de telemarketing de telefônicas começa nesta terça-feira

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outras medidas

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.

A agência determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

Além dessa iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações.

Populares da Semana

Denúncia leva polícia a casal que comprava LSD pelos Correios

Denúncia anônima feita à polícia na noite de ontem...

Posto de Saúde da Vila Nova foi ampliado, agora com espaço especial para atendimento à mulher

Nova obra, de revitalização, começou nesta semana Nesta semana,...

Na abertura do 3º Congresso, Thalles Tomazelli reforça a força da união entre os municípios de MS

Durante a abertura oficial do 3º Congresso dos Municípios de...

Márcio Araguaia intensifica pré-campanha em Naviraí e passa o domingo visitando famílias

O pré-candidato a deputado federal do PP (Partido Progressistas)...

Japorã na lista de 483 casas do Minha Casa Minha Vida Rural

Na próxima segunda-feira (31), será oficializado o repasse de...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 4,8 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual  Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

A saúde de Naviraí na palma da mão!

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de...

Barco com 337 quilos de agrotóxicos e cigarros é apreendido em Guaíra

Uma embarcação carregada com 337,5 quilos de agrotóxicos e...

Dr. Lídio recebe governador Riedel nesta quinta-feira em Iguatemi

Nesta quinta-feira, 17 de setembro, às 10h, no Posto...

Novo ciclone extratropical pode se formar no fim de semana e deixa Paraná em alerta

Um novo ciclone extratropical pode se formar entre domingo...

Mulher executada em Mundo Novo era técnica de enfermagem em Umuarama

Mônica da Silva Cordeiro, de 41 anos, foi  morta junto com...

Artigos Relacionados

Categorias Populares