29 de setembro de 2026

Sanesul prepara projeto de reforma da Casa do Pantanal, no Parque das Nações Indígenas

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) já iniciou os estudos para a elaboração do projeto de reforma da Casa do Pantanal, que faz parte do complexo do Parque das Nações Indígenas. A obra deve ser concluída até outubro deste ano.
A engenheira ambiental da Sanesul, Dulcélya Mônica de Queiroz Souza, responsável pela Gerência de Meio Ambiente, e o arquiteto da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Adanilto Faustino de Souza Junior, estiveram na tarde desta quarta-feira (5.6) na Casa do Pantanal para uma vistoria técnica. Também esteve presente o gestor do Parque das Nações Indígenas, Odilon Luiz Rigo.

O espaço, que hoje encontra-se fechado, será totalmente reformado e readequado pela Sanesul. Nele serão promovidas atividades ambientais, culturais e também ações educativas sobre a importância do saneamento básico.

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, a ideia é também oferecer no local cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, teatros, campanhas, exposições, entre outros. “Será um espaço aberto à comunidade para a democratização da informação ambiental. Também pretendemos fornecer a possibilidade de reflexão e construção do pensamento voltado ao meio ambiente, saneamento e ações educacionais que caminhem em direção à sustentabilidade de Mato Grosso do Sul”, disse.

O termo de cessão da Casa do Pantanal foi assinado no último dia 23 de maio pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, e o titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

Durante o evento, foi firmada parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, para a realização de obras de revitalização do Parque das Nações Indígenas. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) fará repasse de recursos e a Prefeitura ficará encarregada pela execução da obra. Confira aquimatéria sobre o assunto.

A Casa do Pantanal foi construída em 2005 e entregue em 2006. O Governo do Estado cedeu a área para a construção e a obra, na época, teve investimentos de R$ 600 mil por parte do Programa Turismo Brasil, do Ministério do Turismo e contou com contrapartida financeira da Fundação Manoel de Barros, que acabou devolvendo o imóvel ao Imasul em 2015.

Sanesul 40 Anos

O projeto que será executado no Parque das Nações Indígenas faz parte da comemoração dos 40 anos da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.  Na estrutura, também será disponibilizada uma sala especial com equipamentos, mapas, documentos, fotografias, projetos de engenharia, entre outros, que retratam a história do saneamento básico nos municípios operados pela estatal.

 

Assessoria de Comunicação da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado (Subcom)

Foto: Divulgação/Sanesul

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Vestibular 2023 da UEMS tem 45% das vagas reservadas para cotistas

O Vestibular 2023 da UEMS (Universidade Estadual de Mato...

CNJ retoma nesta terça julgamento de juiz de MS que chamou atenção ao comprar avião e fazenda

O juiz de Campo Grande, Paulo Afonso de Oliveira, deverá...

Próspero: MS é destaque nacional na melhoria da administração pública em diferentes áreas

Com ações desenvolvidas para a melhoria da administração pública,...

Vigilância Sanitária promove mais uma etapa do Projeto Empresa Amiga em Naviraí

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Vigilância Sanitária, realizou ...

1º Festival Ocupe o Lago foi sucesso em Guaíra

Em Guaíra aconteceu no final de semana um dos...

Em MS, Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula alcança 33,1%

Candidato do PL a presidente lidera a preferência do...

Reinaldo tem 32,7% e Contar, 31%; pesquisa aponta os dois nas vagas do Senado

Levantamento indica que o Partido Liberal vai levar as...

Riedel chega a 65,3% dos válidos na reta final

Na eleição, vence no primeiro turno quem alcança mais...

Dr. Erlon apresenta candidatos a federal que trabalharam por Sete Quedas

O prefeito de Sete Quedas, Dr. Erlon Daneluz, numa...

Combate à dengue depende da participação de todos

#mundonovo O Governo de Mundo Novo alerta a população para...

Artigos Relacionados

Categorias Populares