Mortandade de abelhas e Semana do Leite são destaques do MS no Campo

O programa MS no Campo desta semana destaca a mortandade de abelhas no País e também no Mato Grosso do Sul. Só aqui no Estado, foram cerca de 45 milhões de abelhas mortas e segundo especialistas a causa estaria relacionada ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

A zootecnista da Agraer/MS Maria Jovelina de Oliveira explica que as abelhas são os principais polinizadores da maioria dos ecossistemas do planeta. Voando de flor em flor, elas polinizam e promovem a reprodução de diversas espécies de plantas. No Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana e produção animal, cerca de 60% dependem em certo grau da polinização deste inseto. Por isso, essa mortandade pode trazer sérios riscos a biodiversidade, no Estado e no País.

O programa ainda traz detalhes sobre a programação da Semana do Leite. No “Leite da Manhã”, evento já tradicional, representantes do setor entregaram aos deputados estaduais uma pauta com reivindicações e ainda sugeriram a convocação de uma audiência pública para discutir uma nova política tributária para o produto.

O MS no Campo traz também reportagem de Paulo Yafusso com o Giro de Notícias do Campo em todo o País. E tem ainda a nossa “Agenda Rural” com informações sobre os principais eventos que movimentam o setor agropecuário no Estado e no País.

Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras, com alcance nos 79 municípios por meio de frequência FM, o programa ainda é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, Portal MS.

A produção, reportagem e apresentação é da jornalista Katiuscia Fernandes, com edição de Fernando Blank, e conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Ouça agora.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fonte: Portal do MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here