9 de dezembro de 2025

Instituições federais pedem ao MEC liberação de recursos

Em reunião, hoje (16), com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, representantes de instituições federais de ensino superior pediram a antecipação de recursos não contingenciados previstos para serem liberados no segundo semestre.

“O contingenciamento de 30% estaria ainda colocado. Colocamos então a necessidade de liberação de limites dentro dos 70%. O ministro disse que essa questão teria que ser analisada individualmente, universidade por universidade. Não sinalizou a liberação dos 70% ainda neste semestre”, relatou o presidente Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Reinaldo Centoducatte, após a reunião.

Nos últimos dias, foi anunciado um contingenciamento de 30% dos recursos discricionários para as instituições federais de ensino superior. As despesas discricionárias são, por exemplo, contas de luz, água, insumos de pesquisas e pagamentos de terceirizados.

Não estão incluídos nessa conta os salários dos servidores.

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel, disse que foram empenhados, em média, 28,9% dos recursos para gastos discricionários das instituições federais de ensino superior. Segundo ele, o indicativo é empenhar 40% do recurso até junho.

“Temos 100% do orçamento, contingenciamos 30%, temos 70% para executar. o que foi empenhado até o momento, na média das universidades, foi 28%. As universidades estão muito longe do limite que elas possuem. Existe um sublimite de 40% que é discutido universidade a universidade”, disse Vogel.

O secretário-executivo destacou que o ministro está aberto a receber reitores das instituições federais para discutir caso a caso as necessidades de cada uma.

Fonte: Agência Brasil

Populares da Semana

MS mantém média móvel de mortes acima de 13 casos desde a segunda quinzena de junho

Desde que começaram a ser publicados diariamente, os boletins...

Casa com família dentro é alvejada a tiros em Campo Grande

Por volta das 19h deste domingo (14), uma casa...

Ofensiva contra jogo do bicho do clã Razuk tem 18 presos, mas dois ainda seguem foragidos

Ação apreendeu dólares, euros, armas, munições e maquininhas A ofensiva...

Policial rodoviário acusado de homicídio vai a júri em abril

O policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, acusado...

Deputado Vander prestigia inauguração de laboratório de solo e herbário na UEMS de Mundo Novo

O deputado federal Vander Loubet, líder da bancada de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares