7 de dezembro de 2025

Programa de capacitação do fisco aborda Contrato de Gestão e Indicadores de Desempenho

Contrato de Gestão e Indicadores de Desempenho foi o tema da Rodada do Conhecimento desta semana. Realizada pelo programa da capacitação do fisco estadual, tem como proposta trazer aos servidores fazendários assuntos relacionados à atividade da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).

De acordo com o coordenador da Unidade de Capacitação do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual, auditor fiscal Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, o contrato de gestão é de grande importância para a execução das políticas públicas.

“Os órgãos públicos têm a necessidade de medir sua eficiência operacional, avaliar a credibilidade dos serviços prestados e disponibilizar informações exigidas a partir da lei da transparência. A palestra veio nesse sentido, de detalhar a metodologia e planejamento estratégico, tendo como ferramenta o contrato de gestão. Foram apresentados ainda o histórico do processo de elaboração e pactuação dos contratos”, relatou Esaú.

O palestrante, fiscal tributário Lorivaldo Antônio de Paula, tratou sobre a metodologia e o planejamento utilizados para elaborar o contrato de gestão, que é celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da administração direta, indireta, para fixar metas de desempenho.

“Os indicadores de desempenho podem trazer efeitos muito positivos para a gestão pública, no controle de atividades, na identificação de problemas. Eles ajudam a monitorar a execução de contratos, bem como auxiliam os gestores a fazer seus planejamentos. E mais que isso, estabelecem compromissos periódicos com objetivos e metas de cada uma das empresas estatais com o Estado”, finalizou o palestrante.

Texto e fotos: Diana Gaúna – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Populares da Semana

Motorista se masturba no meio da rua e força mulher a entrar em carro no Guanandi

Com medo e abalada com a situação que viveu...

Prazo para declaração de rebanho se encerra nesta segunda-feira; saiba como fazer

Esta segunda-feira (1°) é o último dia para declarar...

Ao tentar ultrapassagem motorista bate caminhonete em carreta na MS-276

Ao tentar realizar uma ultrapassagem, o motorista de uma...

Dicas simples podem garantir a segurança digital e evitar dores de cabeça

A segurança digital ainda é uma das maiores preocupações,...

Vacinação contra vírus sincicial respiratório para gestantes de Três Lagoas começa na segunda

A prefeitura de Três Lagoas — município da região leste de Mato...

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

A morte da cabo do Exército Maria de Lourdes...

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento do STF sobre mesmo tema

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para...

Familiares denunciam falta de água em presídio; Agepen soluciona o caso

Famílias que foram neste sábado (6) ao presídio de...

Projeto de lei quer gratificação para PMs em funções de comando

Um projeto de lei protocolado na Câmara dos Deputados quer a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares