Cooperativismo responde por entre 12% e 15% do PIB de MS, diz presidente da OCB/MS

Mato Grosso do Sul é um dos estados do país em que o sistema cooperativista está mais enraizado e seus números comprovam a força do segmento. Mais de 250 mil cooperados, participação de 12% a 15% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, cooperativa completando 80 anos e presença em mais da metade dos investimentos em infraestrutura.

Os dados foram apresentados pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Ramos Regis, no “Papo das Seis”, do Bom Dia MS, desta segunda-feira (22).

Celso destacou que Mato Grosso do Sul tem um cooperativismo muito forte e creditou isso a influência e aos imigrantes que vieram de outros estados com tradição no sistema, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. “Essa forma da cooperação, do empreendimento cooperativo está bastante enraizada. […] Já temos um cooperativismo muito forte, o que precisamos para que desenvolva ainda mais é que as pessoas conheçam mais essa forma de organização da sociedade […]”.

O presidente da OCB/MS, comentou que o sistema cresce alavancado fortemente pela matriz econômica do estado, que é o agronegócio, mas que nós últimos anos têm sido impulsionado também por outros setores, como o crédito, saúde e transporte.

Ele defendeu ainda uma mudança educacional no país para estimular desde a infância a cultura da cooperação e do trabalhar junto. “Na Europa e nos Estados Unidos as pessoas conhecem o cooperativismo ainda na infância. Precisamos fazer com o que o país tenha uma educação melhor em todos os sentidos, inclusive neste, das pessoas se unirem, de trabalharem juntas”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here