9 de novembro de 2025

Raiva mata 25 bovinos e coloca Iagro em alerta

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está em alerta para novos casos de raiva na região de Amambai. Até o momento foram registrados focos da doença e pelo menos 25 bovinos morreram. De acordo com o fiscal agropecuário, Fábio Shiroma, responsável pelo Programa de Controle de Raiva dos Herbívoros no Estado, os casos chamam a atenção por se tratar, até então, de regiões livres doença.

“Foram 12 focos da doença em sete municípios. Hoje, nós temos equipes em todo o Estado. Mas a nossa força-tarefa está na região de Amambai e Tacuru, onde não tinha registro de casos . Como os produtores rurais não conhecem a doença, o risco é maior. Por isso, estamos fazendo esse alerta e visitando as propriedades rurais para orientar o produtor sobre a importância da vacinação e também remover abrigos de morcegos”, explicou. Passa a ser considerada foco de raiva a propriedade que registrou pelo menos uma morte por raiva.Shiroma explicou que, em casos de raiva, até mesmo pela forma em que é transmitida (pelo morcego), não se faz necessária a interdição da fazenda. “A doença não passa de um boi para outro. A nossa preocupação é com o prejuízo do produtor rural e, principalmente, com a saúde humana. Uma vez que raiva é uma zoonose e pode matar”, enfatizou.

O alerta também vale para os municípios de Tacuru, Paranhos e Sete Quedas, às margens dos rios Iguatemo, Ipuitã e Fogui.

TRANSMISSOR

No mês passado, conforme dados da Iagro, as equipes vistoriaram 54 propriedades rurais nos municípios de Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Coxim, Miranda, Paranaíba, Cassilândia e Inocência. Ao todo, foram capturados 845 morcegos, em 66 abrigos diferentes. “Para a captura dos morcegos, nós precisamos da ajuda do produtor para indicar possíveis casas abandonadas que possam ser abrigos”. No período também foram realizadas duas palestras, sendo uma em Coxim e outra em Bela Vista.

A orientação é que, caso for observado algum abrigo de morcego nas propriedades, ou animais com sintomatologia nervosa, andar cambaleante ou vindo a óbito entre 3 a 7 dias, os animais não devem ser manuseados e a Iagro mais próxima deve ser comunicada. A pessoa que entrar em contato com animal com suspeita de raiva ou for agredido por cães, gatos ou morcegos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Populares da Semana

Iguatemi formou alunos da Educação Infantil

Uma noite inesquecível para quem compareceu ao Ginásio de...

Paulo Corrêa lidera primeira pesquisa na corrida eleitoral para Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB),...

Prefeitura de Naviraí revitaliza sinalização de trânsito de ruas recapeadas no bairro Odércio de Matos

A Prefeitura de Naviraí está realizando a restauração da...

Exportações de carne bovina aumentam 24% em MS

Entre janeiro e novembro deste ano, o saldo da...

Geraldo Resende destina R$ 1,5 milhão para modernizar o Asilo São João Bosco

"Recursos garantidos pelo deputado federal serão usados em obras...

Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve neste sábado...

Grupo Onça Pintada atende em Sete Quedas, Tacuru e Iguatemi

Nesta sexta e sábado o Grupo Onça Pintada voltou...

Israel devolve restos mortais de 15 palestinos

Autoridades hospitalares em Gaza afirmam ter recebido, neste sábado,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares