Projeto de Lidio Lopes utiliza a música como tratamento teraupêtico para autistas

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o deputado Lidio Lopes apresentou na sessão desta terça-feira o projeto de lei que dispõe sobre a utilização da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndromes ou transtorno de espectro autista.

De acordo com o projeto a musicoterapia deverá ser realizada em clínicas de reabilitação e outras instituições públicas e privadas no estado de Mato Grosso do Sul, por profissionais habilitados.

Estudos comprovam que a musicoterapia agrega diversos benefícios ao tratamento dos autistas, tais como facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil; diminuição dos movimentos estereotipados; facilitação da criatividade; contribuição para organização do pensamento; diminuição da hiperatividade, dentre outros.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social e geralmente aparece até os 3 anos de vida; atualmente 1 em cada 100 pessoas possuem o transtorno, e no mundo já são mais de 70 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).

“A música exerce um poder terapêutico indescritível na vida das pessoas, e mais precisamente nos autistas auxilia na melhora da comunicação e interação social, por isso apresentamos esse projeto visando uma melhor qualidade de vida para os portadores de TEA”, destaca Lidio Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here