TJ vai levantar dados para tirar do papel lei sobre pedófilos, diz deputado

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) vai levantar dados sobre pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A medida é mais um passo para colocar na prática a lei que ficou conhecida como “cadastro de pedófilos”, aprovada há quase dois anos.

Segundo o autor do projeto que hoje é lei, deputado Carlos Alberto David dos Santos (PSL), houve uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Paschoal Carmello Leandro. O combinado foi que a Justiça vai criar um grupo técnico para fazer tal levantamento.

Em breve, afirma o parlamentar, o TJ dará um posicionamento de como funcionará o repasse de informações sobre os processos para formatar o banco de dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Na secretaria estadual, o sistema está pronto para ser colocado no ar, afirmou Carlos Alberto David, restando apenas as informações do Tribunal de Justiça.

A lei em vigor prevê um cadastro na internet em que qualquer pessoa terá acesso ao nome e à fotografia de condenados por pedofilia. No documento, a previsão era de que a legislação entrasse em vigor em 30 dias, mas até agora, não saiu do papel.

Para entrar na lista, o processo do pedófilo deve ter transitado em julgado, sem possibilidade de recorrer da condenação.

Bastante usado, o termo pedofilia não é uma tipificação penal, mas define uma doença classificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) entre os transtornos da preferência sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here