10 de março de 2026

Brasil terá apoio dos EUA em ações de combate ao crime

O Ministério da Justiça e Segurança Pública assinou acordos de cooperação institucional com a Agência Federal de Investigações (FBI) e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security – DHS) para o compartilhamento de informações sobre a atuação de grupos criminosos e terroristas.

Os acordos foram assinados pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, durante a visita da comitiva brasileira que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos – encerrada ontem (19). Segundo a pasta, a iniciativa visa ao combate conjunto ao crime organizado transnacional, intensificando cooperação já existente entre os dois países.

Os textos assinados ainda não foram divulgados, mas, de acordo com o Ministério da Justiça, o acordo com o FBI prevê a troca de informações que permitam identificar as impressões digitais em investigações criminais. Com o acordo, as respectivas autoridades do sistema jurídico poderão fornecer informações identificadoras de impressões digitais obtidas legalmente.

Já o termo de cooperação firmado com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos permite o intercâmbio de oficiais em programas desenvolvidos pelos países, principalmente para facilitar a troca de informações sobre ameaças nas fronteiras do Brasil e dos Estados Unidos.

Reuniões

Ainda durante a viagem, o ministro Sergio Moro se reuniu com autoridades como a secretária do Departamento de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen; com o ministro da Justiça norte-americano, William Barr, e com o diretor do FBI, Christopher A. Wray – além de participar do jantar organizado pelo embaixador brasileiro em Washington, Sérgio Amaral, para o qual foram convidados acadêmicos norte-americanos e formadores de opinião.

Moro aproveitou os encontros para falar sobre o projeto de lei anticrime que o governo federal enviou ao Congresso Nacional, propondo mudanças em várias leis como forma de combater a corrupção, crimes violentos e facções criminosas.

Também foram mencionadas a atuação de organizações criminosas no Brasil e as medidas de enfrentamento já adotadas pelo Estado, como a recente transferência de líderes de organizações criminosas para presídios federais de segurança máxima, e a importância da adesão do Brasil à Convenção de Budapeste, tratado internacional firmado no âmbito do Conselho da Europa para definir os crimes praticados por meio da Internet.

Além do ministro Sergio Moro, acompanharam o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia); Paulo Guedes (Economia); Tereza Cristina (Agricultura) e o porta-voz Otávio do Rêgo Barros, além de outras autoridades.

Populares da Semana

Expectativa do comércio é que vendas de Dia dos Namorados deste ano superem as de 2020

Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizou...

Paraguai quer gasoduto que pode se conectar a Mato Grosso do Sul

O trajeto sai do Norte da Argentina, passa pelo...

Governo confirma R$ 20 milhões em emendas de deputados para combate ao coronavírus

Dos R$ 36 milhões em recursos de emendas parlamentares...

TCE-MS: ex-presidentes viram réus por corrupção em contrato de informática da Dataeasy

A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais...

MS amanhece com 9°C e máxima deve chegar aos 34°C

Frio da manhã dá lugar ao calor e tempo...

Mulher fica com maxilar quebrado por dois meses após atraso de plano de saúde em MS

Beneficiária de plano de saúde, Glaucy Pereira de Souza,...

Motorista fica preso nas ferragens após caminhão carregado tombar na MS-395

Motorista, de 32 anos, ficou preso nas ferragens após...

Zema protocola pedido de impeachment de Moraes por relação com dono do Master

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), protocolou...

JAPORÃ realizará o maior evento de sua história para festejar os 34 anos do município

A Administração Municipal de Japorã liberou na manhã de...

Etapa de Laço Comprido da Fazenda Tuneiras em Iguatemi

Nos dias 06, 07 e 08, a Fazenda Tuneiras...

Naviraí Conquista o Selo Sebrae Ouro em Qualidade de Atendimento 2025

A prefeitura de Naviraí, por meio da Sala do...

Dados assustam: Mato Grosso do Sul volta ao topo do ranking de feminicídios

A taxa de feminicídio em Mato Grosso do Sul voltou a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares