Em busca de eficiência e equilíbrio das contas, governo quer retomar jornada de 8 horas

A partir das 9h da manhã da segunda-feira (11), o governo do Estado anunciou que começará a receber os sindicatos que representam os cerca de 75 mil servidores estaduais para tratar de proposta de restituição da jornada normal de trabalho e do PDV (Plano de Demissão Voluntária), este último a ser encaminhado à Assembleia.

De acordo com a assessoria da gestão de Reinaldo Azambuja, além de apresentar a proposta de PDV, o governo vai tratar da restituição da jornada normal de trabalho de 40 horas semanais, evitando gastos desnecessários com concursos e contratações e igualando à carga dos demais trabalhadores brasileiros.

Números divulgados pelo governo estadual mostram que pelo menos 32,5% dos servidores ativos devem ser atingidos pelo aumento de jornada, reduzida para seis horas semanais ainda em 2004.

O governo espera que a medida represente, na prática, melhora na prestação de serviços públicos à população, e alega que esse acréscimo de duas horas diárias de trabalho equivale à contratação de quatro mil funcionários, mas sem resultar em um aumento significativo de gastos.

Levantamento

A gestão Azambuja revela que encomendou uma pesquisa de opinião em quatro municípios sul-mato-grossenses (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá), que mostra que 93% da população é favorável ao expediente integral, ou seja, se 8h diárias, nas repartições públicas.

Após cobranças de sindicalistas por mais diálogo com a administração estadual, o governo voltou a afirmar que a proposta de PDV se soma a outras medidas, como renegociação da dívida do Estado, definição de teto de gastas, reforma administrativa e da previdência, a fim de manter saúde financeira de Mato Grosso do Sul.

As reuniões com sindicatos estão marcadas para esta segunda-feira e para , terça-feira (12). Na segunda, o encontro está marcado para sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração). Após esta etapa, o projeto será enviado para apreciação dos 24 deputados estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here