Mesmo com investimentos na Saúde, postos continuam retendo macas

Mesmo com os investimentos de compra de equipamentos e insumos para os postos de saúde e as visitas constantes do prefeito Marcos Trad (PSD), o Corpo de Bombeiros continua enfrentando a retenção de macas nas unidades. Nesta semana foram entregues, de acordo com a administração municipal, foram entregues na unidade 20 cadeiras fixas, 10 longarinas de três lugares e três macas fixas.

Na manhã deste domingo, conforme informações obtidas pelo Correio do Estado, macas foram retidas em no mínimo três postos de pronto atendimento. Os registros aconteceram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) dos bairros Leblon e Vila Almeida, além do Centro Regional de Saúde (CRS) do bairro Tiradentes.

No fim do ano passado o Correio do Estado noticiou ser recorrente a retenção de macas nos postos de saúde e hospitais de Campo Grande. O Executivo municipal chegou a comprar mais leitos para as unidades e a Santa Casa doou cerca de 30 macas para serem usadas em postos.

Com a entrega de mobiliários no UPA do Coronel Antonino a prefeitura informou que as UPAs Universitário e Moreninha e o CRS Tiradentes devem receber mobiliários novos ainda esta semana.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Marcelo Vilela, disse ao Correio do Estado que a retenção de macas foi por conta da alta demanda com os acidentes no fim da madrugada. Ele confirmou que foram retidas duas macas do Corpo de Bombeiros e uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas destacou que os equipamentos foram liberados para uso dentro de uma hora.

Nesta manhã o prefeito está reunido com a equipe de Saúde da Capital para discutir como melhorar os atendimentos nos postos e também para traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chickungunya.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here